Blog Nathfarma

água micelar: o que é, benefícios e como usar

Água Micelar: o que é, para que serve, benefícios e como usar

Você sabe para que serve a água micelar? Quais são seus principais benefícios? Como usar? Conheça melhor o queridinho das mulheres para a rotina nos cuidados com da sua pele.  Para manter uma pele limpa e hidratada são hábitos diários que fazem parte da rotina de cuidados com a pele. 

Para isso é importante escolher os produtos corretos e específicos para o seu tipo de pele. A escolha correta garante uma pele linda e saudável! A água micelar é perfeita sendo uma alternativa para substituir esses produtos e reduzir a rotina para uma etapa, além de possuir inúmeros benefícios.  Se você ainda tem dúvidas olha só quanta vantagem em apenas um produto!   

Saiba mais!

Conheça nossa água micelar e cuide da sua pele! 

Afinal, o que é água micelar? 

A água micelar é um produto dermocosmético destinado à limpeza de superfícies cutâneo facial e cujas vendas aumentaram significativamente nos últimos anos. Seu sucesso reside, entre outros aspectos, na boa limpeza da pele que oferece e assim  tem refletido pelos consumidores.

O cuidado e a higiene corretos da pele se baseiam na realização de uma rotina diária em que várias etapas.  A água micelar é um produto multifuncional, limpa, hidrata, purifica, tonifica, demaquila e reequilibra a pele sem agredi-la. Imagina tudo isso em um só produto? Por isso ela tornou o produto de beleza mais indicado para todos os tipos de pele.

Este produto promove uma limpeza profunda, elimina as impurezas mais difíceis de remover. Isso acontece porque tem na sua composição as micelas.  Micelas é a forma das moléculas contidas na água purificada que limpa e remove as impurezas e partículas oleosas da pele, ajudando a eliminá-las completamente.

Esta limpeza com base de água micelar ocorre na presença de micelas, formadas graças à presença de surfactantes no formulação, cuja função é facilitar o contato entre a sujeira e a superfície da pele e que em combinação com a água presente no produto permite remover a sujeira solúvel em gordura, como solúvel em água.

O mecanismo de limpeza ocorre por absorção sendo uma das principais vantagens desse produto, ele arrasta todas as partículas de impurezas, sem irritar e agredir a pele. Além disso, não contém agentes irritantes como álcool, corantes, sabão e parabenos. 

Qual a sua composição química?

água micelar: composição por micelas

O produto tem na sua composição química a água purificada como veículo principal, incorporada por hidratante, umectante como a glicerol, solvente  e agentes  formadores de micelas. 

Os agentes formadores de micelas são (poloxamer ou polietilenoglicol), que são agregados de moléculas surfactantes (é um composto orgânico que possui uma molécula que tem uma extremidade hidrofóbica (repele a água) e uma hidrofílica (solúvel em água). 

Essas micelas são esféricas sendo que na parte interior hidrofóbico que retêm os óleos e gorduras da pele,  e a outra extremidade hidrofílica que permite a sua solubilização em água. 

Com isso, as micelas são pequenas moléculas polares e apolares que tem grande potência quando se trata de higienização da pele e é capaz de remover todas as impurezas. resíduos e outros produtos de maquiagem.

Pode-se dizer então que ela não precisa ser removida da pele, pois após a limpeza continua hidratando e tratando a pele.

Quais são as vantagens e benefícios de se usar água micelar?

A água micelar é um produto muito indicado na rotina de Skin Care, pois possui muitos benefícios e vantagens em um só produto.

  • Limpeza Profunda, elimina as sujidades mais difíceis de remover sem irritar
  •  Hidrata
  • Tonifica
  • Equilibra o pH (deixa a pele pronta para receber outros produtos como séruns, hidratantes)
  • Demaquilante (Remove a maquiagem mais resistentes)
  • Pode ser indicado para todos os tipos de pele, desde a pele mais oleosa para a pele mais seca. 

Por ter na sua composição micelas ajuda a equilibrar o pH da derme e remover a oleosidade de forma delicada. Outra vantagem da água micelar é que não possuem na sua composição agentes irritantes podendo ser indicada para pele sensíveis e alérgicas.  

Para que serve a água micelar?

A água micelar é um dermocosmético muito versátil, indicado por promover a saúde da pele.  

Serve para promover uma limpeza profunda da pele e os poros, remover a maquiagem eliminando todas as impurezas; minimizar a oleosidade e diminuir a produção de glândulas sebáceas, reequilibrar e purificar a epiderme, além de hidratar e acalmar de forma suave peles sensíveis.

Conheça a composição e os benefícios da água micelar da Novexpert

Os produtos Novexpert são exclusividade da Farmácia de Manipulação Nathfarma. É uma linha de dermocosméticos 100% natural, orgânico e hipoalergênica. Indicado para todos os tipos de pele. 

A água micelar da Novexpert tem na sua composição ingredientes de micelas naturais (sem PEG), possui o ácido hialurônico fragmentado puro, extrato de chá verde, ácido fítico,glicerina vegetal, gel de aloe vera e o probiótico (Lactobacillus Ferment). 

Água micelar com ácido hialurônico puro, função 3 em 1, desenvolvido para limpeza facial, e revitalizante da pele.

Benefícios da água micelar Noverxpert:

  • Limpeza da oleosidade, pele morta e poluição;
  • Preenchimento das rugas com ácido hialurônico micronizado.
  •  Estímulo para que a própria pele produza o ácido hialurônico natural;
  • Tratamento de Rugas acentuadas e leves;
  • Hidratação e efeito de alisamento: suavizando a pele cansada;
  • Prevenção de rugas e flacidez;
  • Contém o poder das células tronco da NOVAXYLINA
  • Ação anti-envelhecimento;
  • Remove maquiagem dos olhos, lábios e face.

Como e quando usar?

O uso da água micelar é muito prático na rotina de cuidados com a pele, ela pode ser usada durante e dia a noite para limpar a pele e controlar a oleosidade. Pode ser indicada na troca de maquiagem quando não tiver um local para fazer a lavagem do rosto, e antes e após o uso de sabonete e gel de limpeza.

Recomenda-se realizar esta rotina pelo menos 2 vezes por dia, logo pela manhã, para remover as células mortas produzidas no descamação e gordura gerada durante o sono, e outra no último minuto para eliminar maquiagem e toda a sujeira acumulada ao longo do dia.

Essa rotina começa com o uso de um produto de limpeza, incluindo sabonetes, géis ou cremes / loções e soluções depois deve ser aplicado um produto para remover todas as impurezas.

A água micelar também pode ser aplicada como etapa única de limpeza no caso de peles mais secas ou sensíveis, pois atua como demaquilante, tonificante e limpeza profunda e reequilibrar o pH sem precisar removê-la. 

É indicada também para remover a oleosidade e suor depois de exercícios na academia. 

Dicas e passo a passo para usar água micelar corretamente

passo a passo para usar a água micelar corretamente
  • O primeiro passo é separar discos de algodão e água micelar;
  • Em seguida, aplicar algumas gotas da água micelar no algodão;
  • Passar o algodão umedecido suavemente em todo o rosto, iniciando pelas bochechas, boca, nariz, testa, próximo da linha dos cabelos, atrás das orelhas e por último no pescoço;
  • Caso o algodão estiver com muita sujeira, repetir o processo até que não fique nenhum impureza;
  • Espere secar naturalmente, não é necessário enxágue.

Pronto, após todo este passo a passo sua pele estará limpa, hidratada, com sensação refrescante e macia. 

Erros mais comuns ao usar água micelar

erros comuns ao utilizar  água micelar

Mesmo sendo um produtos com excelentes qualidades e benefícios é importante evitar alguns erros. Veja como: 

1 – Não aplicar a água micelar no rosto após o uso de dermocosméticos hidratantes, antirrugas e protetor solar. 

O ideal é aplicar a água micelar após o uso do sabonete, assim todas as impurezas serão removidas. Caso utilizar água micelar após o uso de outros produtos vai acabar retirando a ação de proteção, hidratação e anti aging que este produtos proporciona a pele. 

O ideal é usar a água à noite para remover a maquiagem  e resíduos que ficaram na face durante o dia.

2 – Deixar de aplicar nas extremidades próximas ao cabelo e dorso do pescoço

Para garantir uma pele limpa completamente deve aplicar em toda região da face (bochechas, nariz, boca testa).  Nas linhas próximas do cabelo (testa e atrás da orelha)  e no dorso do pescoço costumam ficar resíduos de maquiagem e acumular suor durante o dia, por isso deve aplicar a água micelar também nessas regiões para deixar a pele toda limpa. 

3- Não pressionar o algodão no rosto

Um erro muito comum que pode prejudicar a saúde da pele, principalmente ao remover maquiagens à prova d água como batom efeito mate e máscara de cílios . 

O correto é aplicar algodão com a água micelar no local (cílios  e lábios), aguardar por alguns segundos para que as micelas amoleçam a maquiagem e remova todo o produto de forma suave sem agredir e irritar a pele.

Como escolher a melhor água micelar para sua pele?

A maioria dos produtos são comercializados em muitas ocasiões orientados para um tipo de pele de forma específica. Para isso, os diferentes tipos de pele e suas características devem ser detalhados, o que variam dependendo dos diferentes processos fisiológicos, entre os quais descamação, queratinização, perda de água, suor e / ou secreção de sebo.

A água micelar é indicada para todos os tipos de pele, no entanto existem diversas marcas diferentes no mercado com ativos específicos. Isso vai depender muito do objetivo que você precisa para a sua pele. 

Então vamos  conhecer as características de cada tipo de pele. 

  • Pele Normal: Definida com uma textura saudável e aveludada. Possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. Normalmente, a pele normal apresenta um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, e é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.
  • Pele Seca: é caracterizada por uma sensação de aperto e aspereza, devido à desidratação e o menor teor lipídico que apresenta. Esses tipos de peles são especialmente sensível a fatores externos como água ou frio, apresentando um leve eritema.  Essas características dificultam a utilização de produtos higiênicos. contendo um alto teor lipídico, hidratante e calmante.
  • Pele Oleosa: a aparência é muito brilhante, associada ao excesso de produção de sebo. Os poros estão dilatados e a textura desse tipo de pele é espessa e irregular.  Possui alta tendência a desenvolver patologias como acne ou dermatite seborréica, e é por isso que cuidados especiais devem ser tomados em higiene.
  • Pele Mista: suas características são intermediárias entre a pele normal ou seca e a oleosa. O acúmulo de sebo ocorre no que é chamado de “zona T”, consistindo na testa, nariz e queixo. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.
  • Pele Desidratada: a falta de umidade correta da pele causa uma sensação de aperto e aspereza na pele, sem brilho e pode ser mais provável ter irritação. 
  • Pele Envelhecida e/ou Madura: caracterizada pela perda de estabilidade (colágeno e elastina) e irregularidade no tom de pele. a superfície da pele. Apresenta frequentemente rugas e / ou manchas. Podemos citar como exemplo: Uma pele madura precisa de produtos com ativos antioxidantes e revitalizantes , prefira água micelar tem na sua composição ácido hialurônico que promove o preenchimento e hidratação a pele.

Outras o que podem mudar é o poder de hidratação da água micelar, algumas hidratam mais que as outras, uma pele seca precisa de hidratação escolha a água micelar que tenha ingredientes hidratantes como glicerina e aloe vera. 

Para peles sensíveis e alérgicas escolha uma água micelar com eficácia hipoalergênica, que tenha na sua composição probióticos,  ativos calmantes que reequilibra melhor o pH e revitaliza a pele.   Todas as águas micelares são oill free, ou seja, são indicadas para peles oleosas e mistas. 

Água micelar e água termal, quais as diferenças?

A água micelar possui múltiplas funções e é um composto de micelas, moléculas que limpam e higienizam a pele de maneira suave e profunda, demaquila, controla a oleosidade, remove resíduos de poluição, purifica, hidrata e reequilibra o pH. 

Pode ser usada diariamente inclusive para as pessoas com pele sensível e/ou com alergia. 

Enquanto a água termal é uma água naturalmente enriquecida de minerais, como magnésio, manganês e zinco, as águas termais são extraídas de fontes subterrâneas e rochosas. 

Apresentam ação calmante, cicatrizante, antiinflamatória e antioxidante, sendo indicada após exposição solar, procedimentos estéticos como laser, peelings e também pós operatório. 

Pode ser utilizada no dia a dia quantas vezes quiser, pois nutre, acalma e refresca a pele. Pode ser utilizada também nos cabelos para dar brilho e maciez. 

Conte com a NathFarma para cuidar da pele! Compre agora mesmo a melhor água micelar e receba em casa!

Conclusão

A água micelar é, portanto , um produto muito completo em termos de composição e propriedades. Isso lhe confere uma série de vantagens altamente valorizadas pelo consumidor e que leva a ser um dos produtos de higiene facial preferidos para skin care em comparação com a ampla variedade de opções que podem ser encontradas no mercado hoje.

Convenhamos que a água micelar é tudo que você precisa para a sua pele, não é mesmo? O que você está esperando, adquira logo a sua água micelar da Nathfarma e tenha todos os benefícios de uma pele perfeita!

Referências

CEREZO. Beatriz Imedio. Novas tendências em Dermofarmácia: Água Micelar, Análise da Composição e Consumo. Faculdade de Farmácia universidade Computense. Junho 2017. Disponível em:<http://147.96.70.122/Web/TFG/TFG/Memoria/BEATRIZ%20IMEDIO%20CEREZO.pdf> Acesso em: 07 agosto 2020.  

A pele. Disponível em: <http://drarobertapaccola.com.br/informacoes-uteis/a-pele>. Acesso 07 agosto 2020. 

Água Micelar. Adatina. Disponível em: https://blog.adatina.com/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-agua-micelar-e-seus-beneficios-para-pele/. Acesso 06 agosto 2020.

Erros mais Comuns Água Micelar. Disponível em: <https://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/os-3-erros-mais-comuns-na-hora-de-usar-agua-micelar-descubra_a12915/1>. Acesso 06 agosto 2020.
Água Micelar X Água Termal. Disponévle em: <https://ciclocosmeticos.com.br/blog/agua-micelar-x-agua-termal/>. Acesso 06 agosto 2020.

3 comentários em “Água Micelar: o que é, para que serve, benefícios e como usar”

  1. Pingback: Produtos de Farmácia para Pele: Melhores Opções para Usar

  2. Pingback: Skincare: o que é, para que serve e como fazer? | NathFarma

  3. Pingback: Produtos para Pele Oleosa Indispensáveis em sua Rotina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima
Rolar para cima