Blog Nathfarma

Ansiedade como controlar

Ansiedade: como controlar e o que fazer durante uma crise

Se você já teve sintomas de ansiedade, como controlar uma crise deve ser uma das suas principais questões atualmente, visto que, além de grande desconforto emocional, efeitos físicos também são narrados por quem sofre desse distúrbio.

A ansiedade é um transtorno de ordem psicológica que já atinge 19 milhões de brasileiros, segundo dados recentes publicados pela OMS. 

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, a ansiedade pode ser descrita como uma sensação que ora é positiva, ora é negativa.

Por um lado, a ansiedade nos causa aflição, sentimentos de angústia, de grande perturbação emocional, que podem estar relacionados com a sensação de estarmos frente a situações decisivas da nossa vida – ou que assim interpretamos. 

No entanto, a ansiedade também pode ser um sentimento bastante positivo. A sensação de ter “borboletas no estômago” quando estamos prestes a encontrar uma pessoa que nos é querida, pode ser também descrita como ansiedade.

Frente a isso tudo, a ansiedade se torna um problema quando não sabemos como controlar esses sentimentos, que podem nos deixar paralisados ou com grandes sintomas de estresse emocional quando nos deparamos com essas situações, tornando até aqueles momentos mais gostosos da vida um problema com o qual temos de lidar. 

Dicas de como controlar a ansiedade

Ansiedade: como controlar?

A ansiedade – como controlar, como minimizar os efeitos e lidar com ela – traz consigo grandes questionamentos, mas, hoje, é possível ter uma melhor qualidade de vida mesmo nos momentos em que ela aparece com força total.

Veja, agora, algumas coisas que você pode colocar em prática quando a ansiedade aparece:

Entenda suas emoções

Compreender seus sentimentos e a forma como você se comporta ante a momentos de estresse emocional é essencial para aprender como controlar ansiedade, por duas razões específicas:

1 – Você passa a racionalizar o que está acontecendo ao seu redor;

2 – Você consegue retomar o controle sobre as suas emoções.

Coloque as coisas no seu devido lugar e olhe novamente para o que você está sentindo. Essa é uma das formas de como controlar a ansiedade. 

Controle a respiração

Quando enfrentamos uma crise de ansiedade nossa respiração logo se descontrola. 

Nesses momentos, é fundamental retomar o controle sobre os fluxos do nosso corpo, respeitando a fisiologia da nossa respiração e colocando-a novamente sob nossa atenção.

Assim, você consegue também desviar o seu foco de atenção, distanciando-se dos seus problemas.

A ansiedade, como controlar, afinal? Que tal dar um play nesse vídeo? 

Cuidado com a alimentação

Alimentos estimulantes como chocolate, queijo, bebidas alcoólicas, café, chás e outras bebidas ricas em cafeína podem te deixar em estado de alerta.

Se, por um lado, isso contribui com o seu estado de atenção, pode se tornar um problema quando, motivada pelo consumo em excesso, a sua ansiedade é despertada. 

Pratique exercício físico

A prática de atividade física contribui com uma melhor resposta do corpo, carregado de endorfina, ao cortisol, que é um hormônio que é produzido em grandes quantidades quando passamos por momentos de estresse ou por crises de ansiedade.

Esse hormônio, o cortisol, está relacionado com aumento da glicemia, dificuldade no controle do diabetes e, ainda, com baixa imunidade e obesidade

Respeite o seu tempo

Na mente de uma pessoa ansiosa, muitas vezes se tende a observar que as coisas são mais urgentes do que realmente são, piorando seu estado de ansiedade e aumentando seu estado de alerta.

Dê o tempo certo para cada coisa da sua vida e respeite o tempo que cada coisa tem, seja para acontecer, seja para se resolver.

Dessa forma, conseguimos aprender mais sobre a ansiedade, como controlar e viver melhor.

Como diminuir a ansiedade

Identifique seus gatilhos

Identificar gatilhos que te causam uma crise é a melhor forma de aprender mais sobre a ansiedade, como lidar com ela e o que fazer quando você se sentir no limite de um momento mais estressante, que desperta esses sentimentos.

Atenção, cuidado e, sobretudo, tranquilidade, podem fazer com que você melhore a sua resposta para esses momentos, retomando o controle sobre seus sentimentos. 

O que fazer durante uma crise de ansiedade?

Ficou curioso sobre a ansiedade, como lidar com ela e o que fazer durante uma crise? 

Vamos começar pelos sintomas que anunciam que ela está chegando!

Sintomas

  • A sua respiração tende a se tornar mais rápida;
  • Você pode sentir seu ritmo cardíaco aumentar;
  • Suas mãos podem suar ou tremer;
  • Você pode se sentir angustiado ou temeroso;
  • Sua relação com as pessoas se torna mais conturbada;
  • A boca pode ficar bastante seca.

Quais são os tipos de ansiedade?

Tipos de ansiedade

Você sabia que existem vários tipos de transtornos de ansiedade? 

Veja, agora, quais são os mais comuns:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada

Trata-se da causa mais comum de ansiedade, que acontece quando todos os momentos, positivos ou negativos na nossa vida despertam gatilhos, que nos deixam sob maior estado de alerta.

  • Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico é um distúrbio psicológico que nos coloca sob forte crise de ansiedade generalizada, repentina e com sintomas físicos extremos, como falta de ar e, em alguns casos, paralisia corporal.

  • Estresse pós-traumático

Depois de um evento traumático e de grandes proporções a síndrome do estresse pós-traumático pode ocorrer, causando um estado emocional de constante alerta, dificultando nossas relações pessoais e nossas atividades diárias.

Como controlar a ansiedade: remédio ou acompanhamento médico?

Ambos, conforme a necessidade de cada pessoa e, sobretudo, conforme o diagnóstico clínico feito por um médico com especialização em psiquiatria.

A automedicação ou mesmo a negligência sobre o quadro ou estado de ansiedade podem ser uma péssima ideia, agravando seu estado de saúde mental.

No entanto, algumas soluções fitoterápicas podem contribuir com a qualidade de vida de todas as pessoas, sobretudo por conta dos seus benefícios multidimensionais que não atrapalham em nada a medicação clínica. 

Conclusão

A ansiedade, conforme vimos, é uma condição de saúde que requer atenção e cuidado médico de excelência, sobretudo pela forma que nos afeta.

Buscar aprender e compreender a ansiedade, como lidar com ela e o que fazer quando uma crise surge pode melhorar muito a sua qualidade de vida e sua saúde mental.

No entanto, buscar por autodiagnóstico ou mesmo por terapias que não tenham acompanhamento médico qualificado podem comprometer ainda mais a sua qualidade de vida.

Em contrapartida, atenção, cuidado e, sobretudo, carinho consigo mesmo só contribuem com o seu enfrentamento da ansiedade!

Leia também: Remédio Manipulado para Ansiedade: Qual é o mais indicado?

4 comentários em “Ansiedade: como controlar e o que fazer durante uma crise”

  1. Pingback: Dor na articulação: o que é, quais as causas e como tratar

  2. Pingback: Barba cheia: como fazer a barba crescer de maneira saudável?

  3. Pingback: Remédio para compulsão alimentar: quando é indicado tomar?

  4. Pingback: Orlistate emagrece? Mitos e verdades sobre a medicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima
Rolar para cima