Blog Nathfarma

avitaminose: o que é e como identificar

Avitaminose: O Que É, Principais Doenças e O Que Tomar

A avitaminose é um tipo de classe de doenças causadas pela deficiência de vitaminas. Descobrir que estamos com carência de algum tipo de vitamina – que julgamos estar presente em tudo o que comemos ou bebemos – pode ser uma surpresa para muitas pessoas.

Existem vários tipos de avitaminoses, como a de vitamina C, da B1, B2, e seus sintomas precisam ser reconhecidos para que possamos rapidamente fazer a suplementação de forma correta.

Saiba, hoje, tudo sobre este tema e cuide ainda melhor da sua saúde!

O que é avitaminose?

A avitaminose é um tipo de doença causada pela carência de uma ou mais vitaminas, ou de um complexo de vitaminas.

É importante que sempre façamos exames clínicos e de sangue para investigar deficiência de vitaminas, sobretudo para que possamos fazer a suplementação de forma correta das vitaminas que temos alguma carência. Isso evita complicações para a nossa saúde, que podem estar relacionadas a diversos tipos de doenças que podem nos acometer.

As avitaminoses, de forma geral, acontecem quando há uma carência extrema de um tipo de vitamina em nosso corpo.

Em casos mais leves, estas deficiências podem ser resolvidas facilmente, com a devida suplementação da vitamina faltante. Já em casos mais graves, as avitaminoses podem gerar doenças graves que podem levar à morte, como, por exemplo, um AVC ou uma embolia causada por carência de vitamina B12.

O que pode causar a avitaminose?

Várias doenças podem ser causadas por deficiências de vitaminas. Algumas são mais simples de tratar, como, simplesmente, a sensação de olhos secos.

Outras, como anemias graves, podem ser mais complexas de tratar e exigir intervenção médica com alguma urgência. As avitaminoses por B12, por exemplo, podem causar anemia perniciosa e pode até mesmo estar ligada à leucemia.

A partir disso, podemos verificar que, ainda que as avitaminoses possam ser, em suma, fáceis de tratar, problemas de saúde complexos podem ser causados pela carência de vitaminas. Assim, é importante sempre verificar os níveis de vitaminas que temos em nosso sangue, como forma de prevenir casos extremos de deficiência vitamínica.

Qual a diferença de avitaminose e hipovitaminose?

A avitaminose consiste na carência extrema ou mesmo total de um tipo de vitamina em nosso corpo, ou de um complexo vitamínico.

Já a hipovitaminose pode ser entendida como a carência de vitaminas em nosso corpo, que pode ser momentânea ou pode ser causada, até mesmo, por outros tipos de doenças que dificultam a absorção de vitaminas pelo nosso corpo.

Muitas pessoas sofrem, sofreram ou ainda sofrerão de hipovitaminose em algum momento de suas vidas. Em lugares com carência de iluminação solar, como em Curitiba, por exemplo, muitas pessoas sofrem com a hipovitaminose D.

Isso se deve, sobretudo, à carência de dias ensolarados, aos hábitos das pessoas desta cidade e, ainda, à fatores culturais. Esses casos exigem suplementação de vitamina D, mas são facilmente resolvidos, enquanto a avitaminose D pode causar complicações mais sérias, como fraturas ósseas recorrentes, por exemplo.

Na NathFarma você encontra todos os suplementos e vitaminas necessárias para aumentar a sua imunidade. Faça já a sua encomenda e receba em casa!

Tipos de avitaminoses: doenças causadas pela falta de vitaminas

Algumas doenças podem ser causadas pela carência extrema de vitaminas, como estas que podemos observar agora:

Pelagra

A doença é causada pela deficiência extrema de vitamina B3 e pode causar:

  • diarreia,
  • depressão,
  • dermatite,
  • distúrbios mentais e motores e 
  • dores intensas no abdômen.

Náusea, vômito, inflamações recorrentes de boca e garganta também podem estar associadas à deficiência de vitamina B3, sobretudo em casos mais leves e em etapas iniciais da doença.

Beribéri

Causada pela falta extrema de vitamina B1 em nosso organismo, o beribéri pode implicar em fraqueza extrema nos músculos, bem como doenças gastrointestinais e, por fim, problemas respiratórios.

Além da deficiência nutricional da vitamina B1, a doença também pode ser causada por outros fatores, como:

  • abuso do álcool,
  • infecções intestinais, 
  • insuficiência renal e,
  • períodos extensos de diarreia e vômito.

Escorbuto

O escorbuto é uma doença grave, causada pela deficiência extrema de vitamina C. Uma vez estabelecida, a doença causa a sensação de fraqueza extrema, envolvendo, em alguns casos, até mesmo a dificuldade de manter-se em pé.

Esse é o tipo de doença mais comum, embora uma das mais complicadas de tratar. A doença, quando se estabelece, pode causar hemorragias nas gengivas, por conta do ataque aos glóbulos vermelhos do sangue.

Em casos graves e conforme a doença se torna mais complexa, a cicatrização é comprometida, podendo levar a pessoa desassistida à morte, causada por infecção ou hemorragia.

Raquitismo

O raquitismo é causado por deficiência extrema de vitamina D, que pode causar, em crianças pequenas, deformações na construção óssea. A doença, uma vez estabelecida, pode acometer o desenvolvimento craniano, pode causar múltiplas fraturas dos ossos e, em casos mais graves, até mesmo a deficiência intelectual.

Como a vitamina D atua em conjunto com o cálcio em nossos ossos, a suplementação da vitamina é essencial para prevenir doenças relacionadas à constituição esquelética de uma criança.

Cegueira noturna

A cegueira noturna é uma complicação de saúde que pode levar à dificuldade de enxergar à noite ou, até mesmo, cegueira total à noite. Quando temos falta de vitamina A em casos extremos, podemos apresentar este distúrbio devido à mal formação dos cones e bastonetes que ficam na região periférica da retina.

As pessoas com cegueira noturna podem ter maior dificuldade em adaptar a visão conforme à variação de luminosidade.

Falta de vitaminas: sintomas que a avitaminose pode causar

avitaminose: doenças causadas pela falta de vitaminas

Os sintomas de falta de vitaminas são múltiplos e dependem, necessariamente, da avitaminose ou da hipovitaminose. É por conta disso que é importante sempre investigar qualquer tipo de sintoma ou disfunção de saúde que apareça de forma repentina.

Buscar ajuda médica permite uma maior investigação do sangue, medindo com exatidão a taxa de vitaminas presente no sangue e, assim, tratando a causa e fazendo a suplementação da vitamina de forma correta, sanando os sintomas da doença que se instaura pela carência vitamínica.

Deficiências de vitamina A

Quando o corpo apresenta deficiência de vitamina A, um dos principais sintomas é a deficiência visual, sobretudo em casos extremos. A deficiência de vitamina A está relacionada com a insuficiência nutricional, ou, ainda, com a dificuldade que o corpo tem em absorver a vitamina, no intestino.

Além de problemas visuais, a deficiência de vitamina A também pode aumentar o risco de infecções, sobretudo porque causa, de forma indireta, a queda da produção das células de defesa do nosso corpo.

Essas infecções podem ser simples de tratar, mas também podem se tornar complexas rapidamente.

Para tratar a deficiência de vitamina A é necessário fazer a suplementação adequada, com suplemento da NathFarma!

Deficiências de vitaminas do complexo B

As deficiências de vitamina B podem causar diversas complicações de saúde, conforme cada vitamina do composto.

  • Vitamina B1 – Tiamina

Pode causar desde a sensação de formigamento pelo corpo, falta de ar e de apetite, inchaço nos membros inferiores, sonolência e, ainda, dificuldades com a memória.

  • Vitamina B2 – Riboflavina

Quando o organismo apresenta deficiência de vitamina B2, inflamações bucais, ferimentos nos lábios e nos cantos da boca e, ainda, complicações oculares, como conjuntivites recorrentes.

  • Vitamina B3 – Niacina

A deficiência de vitamina B3 pode causar, problemas gástricos, como vômitos, enjoo, diarreia, perda de apetite e de peso corporal, demência, depressão e, ainda, o aparecimento de feridas na pele.

  • Vitamina B5 – Ácido pantotênico

Com a deficiência de vitamina B5 alergias recorrentes podem ser notadas, bem como sensação de mal estar frequente, dores de cabeça, sensação de sonolência e, ainda, complicações intestinais.

  • Vitamina B6 – Piridoxina

Quando há deficiência de vitamina B6 podemos notar o surgimento de ferimentos na pele, em diversos locais simultaneamente. Ferimentos ao redor dos olhos e de outras mucosas também podem aparecer e em casos mais graves, convulsões.

  • Vitamina B7 – Biotina

A deficiência de biotina normalmente aparece com a perda de cabelo repentina, com a dificuldade para dormir, do ressecamento da pele acompanhado de irritação e, ainda, com conjuntivites recorrentes.

  • Vitamina B9 – Ácido Fólico

Quando estamos com deficiência de ácido fólico podemos apresentar falta de ar, palidez, dores de cabeça intensas, irritabilidade e, ainda, cansaço extremo. Além disso, problemas gastrointestinais também são frequentes.

  • Vitamina B12 – Cobalamina

A deficiência de vitamina B12 pode ser muito grave e, em casos extremos, causar até mesmo a morte por AVC. Falta de concentração, de disposição e de energia também são muito comuns.

Você pode fazer a reposição das vitaminas do complexo B com o suplemento da NathFarma!

Deficiências de vitamina C

A deficiência de vitamina C faz com que nos sintamos cansados, irritados, muito fracos e dores musculares e articulares, e nosso corpo fica mais predisposto à hemorragias. Em casos muito graves, a deficiência de vitamina C pode causar escorbuto, doença grave que pode levar à morte.

Para garantir a ingestão adequada de vitamina C, faça a complementação utilizando o suplemento da NathFarma!

Deficiências de vitamina D

Quando nosso corpo apresenta deficiência de vitamina D podemos manifestar dores nos músculos, sensação de fraqueza e, ainda, dores ósseas.

Em crianças pequenas, a deficiência de vitamina D pode estar associada ao raquitismo, que incorre em mal formação dos ossos das pernas, do crânio e, ainda, pode levar à deficiência intelectual.

Vitamina D3 5000UI 60 Cápsulas

Deficiências de vitamina E

Entre os sintomas de deficiência de vitamina E, entre as crianças, podemos notar a diminuição de reflexos, complicações com a coordenação motora, sensação de fraqueza muscular e, ainda, perda do sentidos e direções.

Já em adultos, a deficiência de vitamina E pode estar relacionada a complicações intestinais, que levam à dificuldade de absorção dos nutrientes, minerais e vitaminas que ingerimos. A principal complicação causada pela deficiência de vitamina E é a anemia hemolítica e, entre bebês, pode ser ainda mais grave.

Fazer a suplementação de vitamina E é mais acessível agora, com o suplemento da NathFarma!

Deficiências de vitamina K

A deficiência de vitamina K está relacionada com um sangramento excessivo sob a pele, o que causa manchas escuras na pele. Hemorragia nasal e gástrica também podem ser sintomas comuns da carência da vitamina K e, em casos mais graves, hemorragias cerebrais podem ser fatais, sobretudo em recém-nascidos.

Para tratar a deficiência de vitamina K é necessário fazer a suplementação adequada, com suplemento da NathFarma!

Falta de vitaminas para gestantes

A gestação requer muito do corpo da mulher, sobretudo para que possa, com saúde, gerar um feto e, posteriormente, no processo de amamentação.

Durante a gestação, a mulher precisa enriquecer sua dieta com a maior gama de vitaminas quanto for possível, a fim de assegurar um suporte completo para o desenvolvimento fetal.

Em casos de deficiência nutricional durante a gestação, mal formações fetais podem ser percebidas tão logo quanto o bebê nasça.

Alterações cognitivas, no coração do feto, obesidade infantil ou dificuldade de ganho de peso podem ser também frequentemente notadas entre crianças que sofreram deficiências nutricionais em sua formação fetal.

Portanto, a atenção que se deve ter com a saúde materna durante a gestação passa, obrigatoriamente, pela nutrição e, portanto, pela suplementação vitamínica correta e eficaz.

Como se pode evitar uma avitaminose?

Além de uma boa alimentação, é essencial manter, sempre, os devidos cuidados com nossa saúde, frequentando regularmente o consultório do seu médico de confiança a fim de fazer exames clínicos regulares.

É importante, também, manter uma boa alimentação, a fim de suprir o corpo com todas as vitaminas que são necessárias para mantê-lo saudável. As vitaminas estão presentes em todos os alimentos orgânicos e biológicos, e fazer uma dieta preferencialmente orgânica é essencial para a nossa saúde.

Além da alimentação adequada, é importante que, sempre que possível, façamos uso de suplementos vitamínicos, de forma que possamos suprir quaisquer carências que nosso corpo possa apresentar.

Suplementos para complementar as vitaminas

Os polivitamínicos são famosos no mercado farmacológico e são, necessariamente, responsáveis por contribuir com a boa saúde de milhões de pessoas.

A sua utilização sempre deve ser orientada por um médico de sua confiança, sobretudo para que você possa, sempre, monitorar a necessidade de reposição vitamínica, evitando quadros de hipovitaminose ou de avitaminose, responsáveis diretas por várias doenças, que podem apresentar maior ou menor grau de gravidade.

Leia também: Confira as melhores opções e dicas de vitaminas para aumentar a imunidade

Conclusão

A avitaminose é um problema de saúde causado pela extrema carência de vitaminas ou de um complexo vitamínico em nosso corpo.

Uma vez apresentada a falta de vitaminas, podemos desenvolver também doenças graves, que podem comprometer com gravidade a nossa saúde e, em casos críticos, levar ao óbito.

Por conta disso, é essencial buscarmos uma alimentação saudável, prioritariamente orgânica e diversa, a fim de suprir eventuais dificuldades nutricionais que o nosso corpo possa enfrentar.

É igualmente importante buscar por um suplemento vitamínico completo, como forma de suprir carências vitamínicas eventuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima