Blog Nathfarma

beneficios da vitamina a senhor mexendo no celular e oculos

Benefícios da Vitamina A para o corpo: Saiba Quais São os 5 Principais

Você já sabe que as vitaminas têm um papel essencial na saúde e no bom funcionamento do corpo. Por isso, é tão importante conhecer os benefícios da Vitamina A, pois ela está entre as mais importantes para garantir o bem-estar.

A vitamina A é a grande responsável por deixar a visão em perfeito estado, mesmo na velhice, mas também possui benefícios que vão desde o controle de queda de cabelo ao tratamento de acne e infecções crônicas.

Você poderá utilizar a vitamina A como uma suplementação diária ou para corrigir deficiências no organismo, de acordo com a recomendação médica.

Conheça os benefícios e vantagens da vitamina A na sua alimentação e na sua rotina de saúde!

Conheça nossa linha de produtos naturais para anti envelhecimento e faça agora sua encomenda!

beneficios da vitamina a pai e filho sorrindo

 

Qual é a importância da vitamina A para o nosso corpo?

Vitamina A é o termo genérico para um grupo de compostos solúveis em gordura, altamente importantes para a saúde humana.

Eles são essenciais para muitos processos em seu corpo, incluindo a manutenção de uma visão saudável, garantindo o funcionamento normal de seu sistema imunológico e órgãos, e auxiliando no crescimento e desenvolvimento adequado de bebês, ainda no útero. São muitos os benefícios da Vitamina A!

Os compostos de vitamina A são encontrados em alimentos de origem animal e vegetal e vêm em duas formas diferentes: vitamina A pré-formada e pró-vitamina A.

A vitamina A pré-formada é conhecida como a forma ativa da vitamina, que seu corpo pode usar exatamente como está. É encontrado em produtos de origem animal, incluindo carne, frango, peixe e laticínios e inclui os compostos retinol, retinal e ácido retinoico.

Os carotenóides da pró-vitamina A – alfa-caroteno, beta-caroteno e beta-criptoxantina – são a forma inativa da vitamina encontrada nas plantas.

Esses compostos são convertidos na forma ativa em seu corpo. Por exemplo, o beta-caroteno é convertido em retinol (uma forma ativa de vitamina A) em seu intestino delgado.

Sabe quais são os benefícios da vitamina A? Conheça os 5 melhores

1. Pode reduzir o risco de certos tipos de câncer

Pessoas que comem muitos alimentos que contêm beta-caroteno podem ter um risco menor de certos tipos de câncer, como câncer de pulmão ou de próstata.

O câncer ocorre quando células anormais começam a crescer ou se dividir de forma descontrolada.

Como a vitamina A desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento de suas células, sua influência no risco de câncer e seu papel na prevenção do câncer é de interesse para os cientistas.

beneficios da vitamina a menina adolescente com acne na pele

2. Reduz o risco de acne

A acne é uma doença inflamatória crônica da pele. Pessoas com essa condição desenvolvem pontos doloridos e cravos pretos, mais comumente no rosto, nas costas e no peito.

Essas manchas ocorrem quando as glândulas sebáceas ficam obstruídas com pele morta e oleosidade. Essas glândulas são encontradas nos folículos capilares da pele e produzem sebo, uma substância oleosa e cerosa que mantém a pele lubrificada e à prova d’água.

Embora as manchas sejam fisicamente inofensivas, a acne pode ter um efeito sério na saúde mental das pessoas e levar à baixa auto-estima, ansiedade e depressão.

Para ajudar a combater a acne e melhorar o aspecto da pele, a vitamina A se torna essencial desde os primeiros anos da puberdade. A suplementação de vitamina A pode ajudar a evitar que espinhas se desenvolvam e cheguem aos quadros mais graves.

Já para quem possui problemas crônicos com espinhas, existem tecnologias de retinoides provenientes da vitamina A que podem ajudar. No entanto, é necessário o acompanhamento de um médico e muito cuidado ao tomar.

A isotretinoína é um exemplo de retinoide oral eficaz no tratamento da acne grave. No entanto, este medicamento pode ter efeitos colaterais graves e só deve ser tomado sob supervisão médica.

3. Deixa seu sistema imunológico ainda mais forte

Você sabia que em países onde a infecção de sarampo e malária ainda são comuns, corrigir a deficiência de vitamina A pode ajudar a reduzir o risco de morte entre os pacientes infectados? Pelo menos, é o que diz uma pesquisa conduzida na Indonésia. 

Os benefícios da vitamina A desempenham um papel vital na manutenção das defesas naturais do corpo humano e isso inclui as barreiras mucosas em seus olhos, pulmões, intestinos e genitais que ajudam a capturar bactérias e outros agentes infecciosos.

Também está envolvida na produção e função dos glóbulos brancos, que ajudam a capturar e eliminar bactérias e outros patógenos da corrente sanguínea.

Isso significa que a deficiência de vitamina A pode aumentar sua suscetibilidade a infecções e atrasar sua recuperação quando você fica doente.

Peça agora o suplemento de vitamina A na NathFarma e garanta os melhores preços!

4. Protege seus olhos da cegueira noturna e degenerações relacionadas à idade

A vitamina A é essencial para preservar sua visão. Ela é necessária para converter a luz que atinge os olhos em um sinal elétrico que pode ser enviado ao cérebro.

Na verdade, um dos primeiros sintomas da deficiência de vitamina A pode ser cegueira noturna, conhecida como nictalopia.

A cegueira noturna ocorre em pessoas com deficiência de vitamina A, pois a vitamina é o principal componente do pigmento rodopsina. A rodopsina é encontrada na retina do olho e extremamente sensível à luz.

Pessoas com essa condição ainda podem ver normalmente durante o dia, mas têm visão reduzida no escuro, pois seus olhos lutam para captar a luz em níveis inferiores.

Além de prevenir a cegueira noturna, comer quantidades adequadas de beta-caroteno pode ajudar a desacelerar o declínio da visão que algumas pessoas experimentam à medida que envelhecem.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de cegueira no mundo desenvolvido. Embora sua causa exata seja desconhecida, acredita-se que seja o resultado de dano celular à retina, atribuível ao estresse oxidativo.

5. Promove o crescimento saudável e a reprodução

Um dos benefícios da vitamina A mais relevantes é a saúde reprodutiva.

A vitamina A é essencial para manter um sistema reprodutivo saudável em homens e mulheres, bem como para garantir o crescimento e desenvolvimento normal dos embriões durante a gravidez.

Estudos em ratos examinando a importância da vitamina A na reprodução masculina mostraram que uma deficiência bloqueia o desenvolvimento de células de esperma, causando infertilidade. 

Em mulheres grávidas, a vitamina A também está envolvida no crescimento e desenvolvimento de muitos órgãos e estruturas importantes do feto, incluindo o esqueleto, sistema nervoso, coração, rins, olhos, pulmões e pâncreas.

No entanto, embora muito menos comum do que a deficiência de vitamina A, o excesso de vitamina A durante a gravidez também pode ser prejudicial para o bebê em crescimento e pode levar a defeitos de nascença.

Portanto, mulheres grávidas devem seguir a recomendação de seus médicos para seguir uma alimentação balanceada, sem excessos, para que o bebê possa nascer saudável.

beneficios da vitamina a menino deitado na cama com febre

E o que causa a falta de vitamina A no corpo?

No Brasil, a deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública moderado, sendo pior nas regiões norte e nordeste e acentuada entre as populações mais pobres.

Uma das principais causas da deficiência de vitamina A é a alimentação, principalmente na primeira infância, mas também pode vir de distúrbios hepáticos ou má absorção de gorduras.

A deficiência de vitamina A pode causar efeitos oculares como a cegueira noturna e, em casos crônicos, pode prejudicar a imunidade, aumentar a acne e causar quadros de cegueira, em caráter irreversível.

Cápsula de vitamina A: para que serve?

As cápsulas de vitamina A geralmente contém altas doses que servem para corrigir a deficiência dessa vitamina no organismo e diminuir os sintomas causados.

Entre os sintomas mais comuns de deficiência de vitamina A que as cápsulas podem ajudar estão as infecções de longa duração, acne e problemas de visão.

A suplementação de vitamina A também pode ser utilizada para manter uma boa visão e o aspecto jovem e saudável da pele e cabelos.

Além disso, as cápsulas de vitamina A podem ser utilizadas para amenizar sintomas da TPM, como dores e cólicas.

Quais são os benefícios da vitamina A manipulada da NathFarma?

A NathFarma conta com uma cápsula de suplementação de vitamina A com dosagem exclusiva no mercado, indicado para todas as idades, de acordo com a recomendação médica.

A vitamina A manipulada pode ajudar a melhorar o aspecto da pele e do cabelo, com antioxidantes naturais, diminuindo manchas, rugas, oleosidade e queda de cabelo.

Além disso, a vitamina A manipulada ajuda na manutenção de uma visão saudável, mantém o sistema imunológico em dia e melhora a saúde óssea, principalmente em crianças idosos.

Peça agora o suplemento de vitamina A na NathFarma e garanta preços especiais!

É seguro fazer sua encomenda online com a NathFarma?

Experimente os benefícios da vitamina A com a Nathfarma!
Além de anos de experiência no atendimento presencial, a NathFarma possui os melhores certificados de qualidade de produção e manipulação de medicamentos, e os melhores ingredientes.

O nosso sistema online conta com fórmulas pré-fabricadas, de envio imediato e um campo especial para encomendas de medicações manipuladas personalizadas.

Possuímos um sistema seguro de compra, pagamento e rastreio, para entregas de qualidade em todo o Brasil.

Faça agora o seu pedido e garanta preço justo e produtos de primeira linha para deixar a sua saúde sempre em dia!

Dúvidas frequentes

Quais os benefícios da vitamina A para a pele?

A vitamina A é capaz de oferecer diversos benefícios específicos para a pele. São eles:

  • Normaliza o funcionamento das células, fazendo com que se comportem como células mais jovens e, portanto, melhora a aparência geral da pele;
  • Auxilia na regulagem de produção de óleo pela nossa pele, ajudando a combater problemas crônicos como a acne;
  • Ajuda a tratar manchas, regulando a pigmentação da pele e uniformizando a textura;
  • Auxilia na produção de colágeno e elastina, deixando a pele com aparência mais firme;
  • Acelera na cicatrização, evitando acnes inflamadas e erupções cutâneas;
  • Apoia o sistema imunológico para a formação de hidratação natural da pele.

    beneficios da vitamina a mulher sorrindo cabelos castanhos

Qual é o benefício da vitamina A para o cabelo?

Você sabe quais são os benefícios da vitamina A  para o cabelo? Então não perca a informação a seguir:

A vitamina A também ajuda as glândulas da pele a produzir uma substância oleosa chamada sebo. 

O sebo hidrata o couro cabeludo e ajuda a manter o cabelo saudável. Dietas deficientes em vitamina A podem levar a vários problemas, incluindo queda de cabelo.

No entanto, é preciso observar a quantidade de vitamina A ingerida, já que o consumo exagerado pode contribuir para a queda de cabelo.

Qual a quantidade de vitamina A por dia?

A quantidade de vitamina A necessária depende da sua idade e sexo. As quantidades médias diárias recomendadas estão listadas abaixo em microgramas (mcg) de equivalentes de atividade de retinol (RE).

Fase de vida Quantidade Recomendada
Do nascimento aos 6 meses 400 mcg RE
Bebês de 7 a 12 meses 500 mcg RE
Crianças de 1 a 3 anos 300 mcg RE
Crianças de 4 a 8 anos 400 mcg RE
Crianças de 9 a 13 anos 600 mcg RE
Rapazes adolescentes de 14 a 18 anos 900 mcg RE
Meninas adolescentes de 14 a 18 anos 700 mcg RE
Homens adultos 900 mcg RE
Mulheres adultas 700 mcg RE
Adolescentes grávidas 750 mcg RE
Mulheres grávidas 770 mcg RE
Adolescentes amamentando 1.200 mcg RE
Mulheres que amamentam 1.300 mcg RE

 Benefícios da Vitamina A: Conclusão

A vitamina A é vital para muitos processos importantes em seu corpo.

É utilizado para manter uma visão saudável, garantir o funcionamento normal dos órgãos e do sistema imunológico, bem como para estabelecer o crescimento e desenvolvimento normal dos bebês no útero.

Ingerir vitamina A a menos ou a mais pode ter efeitos negativos em sua saúde.

A melhor maneira de garantir que você obtenha o equilíbrio certo é consumir alimentos ricos em vitamina A como parte de sua dieta normal e consumir suplementos com dosagens recomendadas por um médico.

Conte com a NathFarma para manipular as suas medicações com controle de qualidade rígido e entrega garantida em todo o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima
Rolar para cima