Blog Nathfarma

quais são os hormônios do sono?

Hormônio do Sono: Quais São e Dúvidas Sobre a Melatonina

Você provavelmente já ouviu muitas coisas sobre o hormônio do sono, principalmente sobre a melatonina.

O nosso ciclo do sono é controlado por uma série de hormônios que são fundamentais para manter a nossa saúde do sono e, consequentemente, o bom funcionamento do nosso corpo.

O sono é o responsável por equilibrar todas as funções do nosso corpo, como imunidade, fome, níveis de glicemia e também a nossa energia para as atividades diárias. Dormir mal e desregular este ciclo pode causar problemas bem mais sérios que apenas o cansaço.

A primeira coisa que devemos fazer antes de entender quais são os hormônios do sono, é que o nosso corpo e todas as atividades são controladas por hormônios. Ao mesmo tempo, as atividades que praticamos ao longo do dia também controlam os nossos hormônios, como em um ciclo.

O relógio principal do nosso corpo se chama hipotálamo e mantém o equilíbrio hormonal de acordo com a iluminação captada por nossos olhos. A partir daí, todas as funções são organizadas e os hormônios do sono produzidos.

Quer entender mais? Acompanhe o nosso artigo!

Conheça os remédios homeopáticos para o sono e a imunidade da NathFarma e faça o seu pedido online!

 

Afinal, O Que É o Hormônio do Sono?

o-que-e-hormonio-do-sono

Os hormônios do sono são responsáveis por relaxar os músculos e diminuir as funções corporais, como um botão de desligar, para que você possa dormir.

O hormônio responsável por esse “desligamento” é a melatonina. Quando as luzes diminuem, o nosso cérebro entende que é hora de descansar e envia os comandos para a glândula pineal.

Depois de “desligado”, o corpo concentra suas energias em recuperar sua carga hormonal para o bom funcionamento, com os hormônios de crescimento e equilibrando funções como reprodução, balanço energético, metabolismo e etc.

Por isso, o sono é um período importante para o bom funcionamento. Por exemplo, quando não dormimos direito, os níveis de leptina e grelina não são controlados e você sentirá muito mais fome ao longo do dia.

Os níveis de prolactina também se desequilibram, deixando o nosso sistema imunológico muito mais vulnerável. Nas crianças, a falta do sono apropriado pode afetar a memória e o crescimento.

 

O Que Ajuda a Induzir o Sono?

hormonios-do-sono-o-que-ajuda-a-induzir-o-sono

Como já sabemos, os hormônios do sono são ativados e desativados pela luz e pela nossa rotina de atividades. Então, a primeira coisa a se fazer para induzir o sono é diminuir o ritmo do seu corpo e as luzes ao seu redor.

Por exemplo, se você quer ir dormir às 22h, é muito importante que estabeleça um limite de horário para as suas atividades diárias. Evite trabalhar ou praticar exercícios depois das 18h e tente não comer muito tarde.

Além disso, você precisa diminuir os estímulos luminosos no seu ambiente, como televisão e outros aparelhos eletrônicos.

O ideal é que você deixe o seu quarto o mais escuro possível, para que nada possa servir de estímulo para os seus olhos e cérebro. O hábito de assistir TV ou mexer no celular antes de dormir também pode ser prejudicial.

Para ajudar nesse processo, você também pode utilizar alguns métodos naturais para relaxar o seu corpo, como chás (camomila, cidreira), fitoterápicos e homeopáticos.

 

Quais São os Hormônios do Sono?

Os principais hormônios do sono – ou os hormônios produzidos durante a noite – são 4:

 

Adenosina

A adenosina é o produto gerado pelo corpo, vindo da queima de energia durante o dia. À medida que o dia vai passando e que vamos praticando as nossas atividades normais, a adenosina é acumulada, gerando a sensação de cansaço.

Quando as luzes do ambiente diminuem e vamos produzindo a melatonina, os dois hormônios se combinam e geram a sonolência.

 

Serotonina

A serotonina é um dos hormônios mais importantes do nosso corpo. Junto com o cálcio e o potássio, ela é a responsável pela comunicação entre as células nervosas.

É a serotonina que ajuda no controle da fome, temperatura do corpo, reflexos e movimentos e até mesmo na sensação de cansaço e sono.

 

Somatropina (GH)

A somatropina – GH ou HGH –  também é conhecida como hormônio do crescimento. É produzido durante toda a nossa vida em concentrações maiores durante a infância e adolescência.

A somatropina controla o crescimento das células e a nossa estatura e tem seu pico de secreção durante o ciclo de sono profundo. Por isso, ter um ciclo de sono completo, de pelo menos 8h por dia, é tão importante – principalmente para as crianças.

 

Melatonina

A melatonina é produzida naturalmente pela nossa glândula pineal, como uma resposta para a diminuição de iluminação.

A melatonina é conhecida por regular o relógio biológico do nosso corpo, deixando-nos mais sonolentos à noite e mais ativos durante o dia.

No entanto, a produção desse hormônio depende do escuro e poderá ser prejudicada caso você mantenha os estímulos, como luz branca de teto, televisão, computador e eletrônicos.

 

Principais Dúvidas Sobre a Melatonina, o Famoso Hormônio do Sono

A melatonina é um hormônio natural que é produzida pela glândula pineal no cérebro e depois liberada na corrente sanguínea. 

 

Quais São os Benefícios da Melatonina?

Os suplementos de melatonina podem ajudar em certas condições, como o jet lag, distúrbio da fase de sono-vigília atrasada, alguns distúrbios do sono em crianças e ansiedade antes e depois da cirurgia.

Em adultos, as pesquisas descobriram que os benefícios potenciais mais claros da melatonina são para pessoas que têm problemas de sono relacionados ao Transtorno da Fase Vigília-Sono Retardado e jet lag.

 

O Que Estimula a Melatonina?

A escuridão faz com que a glândula pineal comece a produzir melatonina, enquanto a luz faz com que essa produção pare. Como resultado, a melatonina ajuda a regular o ritmo circadiano e sincronizar nosso ciclo sono-vigília com a noite e o dia. 

Ao fazer isso, facilita a transição para o sono e promove um descanso consistente e de qualidade.

 

Faz Mal Tomar Melatonina?

Não faz mal tomar melatonina para melhorar a qualidade do sono, porém seu uso deve ser recomendado e acompanhado por um médico ou especialista do sono.

É possível que o uso de melatonina possa causar dores de cabeça, náuseas, tontura, sonolência durante o dia e, em crianças, é possível que cause agitação noturna e o aumento da micção (xixi noturno em excesso).

 

Hormônio do Sono Melatonina: Onde Comprar o Homeopático Para Insônia?

O hormônio do sono Melatonina pode ser encontrado em cápsulas manipuladas ou de fabricação em escala, em diferentes concentrações, para ajudar a regular o sono.

No entanto, é importante lembrar que cada organismo reage de uma forma às substâncias que ingerimos e, por esse motivo, o mais indicado é o uso da melatonina manipulada nas concentrações recomendadas para o seu caso.

Além dos hormônios do sono, você também poderá complementar as suas doses diárias de vitaminas e minerais, que auxiliam no aumento da imunidade e na resposta corporal para a produção de hormônios.

Aqui na NathFarma, você encontra kits completos para o aumento de imunidade, com vitaminas e minerais essenciais para o organismo, feito de componentes naturais e 100% eficazes.

Leia também: Saiba o que é a Avitominose e seus principais sintomas

 

Conclusão

O hormônio do sono é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. 

Para as crianças, esses hormônios ajudam no desenvolvimento correto do corpo e no crescimento, já nos adultos, equilibra níveis de estresse, ajuda na regulagem de peso e a nos manter muito mais produtivos ao longo do dia.

Para que você mantenha os níveis hormonais e todas as suas funções corporais em pleno funcionamento, o ideal é que você mantenha o seu ciclo de sono regulado e para isso, são necessárias entre 7h e 9h de sono todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima