Blog Nathfarma

Infertilidade feminina: o que é e como tratar?

A infertilidade feminina pode ter múltiplas causas e, justamente por isso, requer cuidado e acompanhamento médico e pode estar além da dificuldade em engravidar

Quando se trata da fertilidade da mulher ou do homem, é necessário sempre estar atento ao estado de saúde em geral, sobretudo porque são múltiplos os problemas que podem atrasar ou impossibilitar uma gestação.

O que é infertilidade feminina?

A infertilidade feminina trata da incapacidade de uma mulher ovular de acordo com o esperado para a sua fisiologia ou, ainda, sustentar uma gestação até que o feto chegue a termo, para o momento do nascimento.

Atualmente, muito se sabe a respeito das possíveis causas da infertilidade feminina e são muitas as formas de tratá-la, sendo possível reverter o quadro de saúde como um todo.

Para aumentar a sua qualidade de vida e promover um melhor estado de saúde em geral, a NathFarma desenvolveu um complexo vitamínico especial para mulheres. Vem ver!

O que causa a infertilidade feminina?

As causas da infertilidade em mulheres estão associadas a múltiplas questões de saúde, que vão das questões que constituem o sistema reprodutor até mesmo o estado de saúde em geral.

Assim, é importante que se busque sempre por um médico, que é o profissional responsável e capacitado para te ajudar caso você esteja enfrentando problemas para engravidar. É importante frisar que a maior parte desses quadros é totalmente reversível.

Saiba mais: Inibidor de apetite natural: quais são as melhores opções do mercado?

Endometriose e infertilidade

A endometriose é uma situação de saúde em que o endométrio, que se forma durante o ciclo menstrual a fim de abrigar o embrião, acaba por se espalhar por outras localizações do corpo, fora do útero, como nos ovários ou mesmo no peritônio.

Uma vez identificada, é possível fazer diversos procedimentos que “limpam” a área, tornando-a saudável novamente.

Sinais e sintomas de infertilidade feminina

Um dos primeiros sinais da infertilidade feminina é, obviamente, a dificuldade para engravidar ou, uma vez grávida, perdas gestacionais.

É importante frisar que os sintomas de que algo não vai bem se manifestam de múltiplas formas, como, por exemplo, ciclo menstrual irregular, dores intensas na ocasião da menstruação ou outras situações associadas, como malformações no sistema reprodutivo.

Diagnosticando a infertilidade

O diagnóstico da infertilidade, seja ela transitória ou não, deve ser feito por um médico capacitado, que conheça o seu histórico de saúde, preferencialmente.

Assim, um ginecologista ou um obstetra podem não só fazer o diagnóstico, mas indicar os melhores caminhos para que você possa tratar seu quadro de saúde e fazer tentativas mais certeiras para desenvolver uma gestação.

Saiba mais: Como aumentar imunidade: dicas para fortalecer o organismo

Como tratar infertilidade feminina?

Os tratamentos para a infertilidade feminina são vários e devem ser realizados com o devido acompanhamento médico. Na prática, estamos falando que você não deve se automedicar e muito menos buscar por tratamentos caseiros para aumentar a sua chance de engravidar.

Isso porque, sobretudo, os casos de infertilidade entre mulheres costumam ser transitórios. Isto é: dependem basicamente de ajustes no estilo de vida para que uma gestação se torne possível.

Alimentação para tratar infertilidade

Alguns alimentos são diretamente responsáveis pela organização dos nossos hormônios, que são, por sua vez, essenciais para que o nosso sistema reprodutivo funcione de forma adequada.

Por conta disso, ter uma alimentação saudável, longe de alimentos ultraprocessados, perto das frutas, dos legumes e dos alimentos livres de agrotóxicos é um excelente caminho para a normalização da nossa fertilidade.

Além disso, faz bem para a nossa saúde como um todo!

Saiba mais: Melhor remédio manipulado para emagrecer: conheça as melhores fórmulas do mercado

Suplementos para infertilidade feminina

Os suplementos alimentares são ideais quando não a alimentação de uma pessoa não é capaz de, sozinha, suprir o corpo com os nutrientes necessários para a manutenção da sua saúde.

Na prática, isso quer dizer que por meio de suplementos alimentares ou vitamínicos conseguimos nutrir nosso corpo com aquilo que ele realmente precisa para se manter forte e saudável.

Dicas para tratar a infertilidade feminina naturalmente

Quer saber mais sobre como manter a saúde reprodutiva em dia? Vem ver.

Dormir bem

Dormir bem é fundamental para a manutenção da nossa qualidade de vida em todas as fases da nossa vida, inclusive quando desejamos engravidar.

Quando dormimos temos o descanso do nosso corpo e a diminuição de hormônios nocivos à nossa saúde, como o cortisol, por exemplo, que é produzido em situações estressantes.

Evitar o estresse em excesso

Evitar o estresse é quase que impossível em nossos dias, sobretudo porque são muitas as situações que confrontam nosso bem-estar mental e a nossa saúde mental como um todo ao longo de um dia.

No entanto, buscar por momentos de relaxamento, conforto e bem-estar é fundamental quando se trata de engravidar, sobretudo porque isso permite que se possa também ter uma gestação mais saudável.

Saiba mais: Remédio natural para dormir: quando tomar e quais os melhores?

Boa alimentação

Uma alimentação rica em nutrientes é fundamental em todas as fases e etapas da nossa vida, mas se torna ainda mais importante quando estamos tratando da gestação. Nessa fase, nosso corpo requer cuidados em dobro e exige nossa atenção.

Portanto, consuma alimentos mais naturais quanto for possível, faça a sua própria comida e prefira, também, alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos.

Exercícios físicos

Manter o corpo em atividade é essencial quando se trata da nossa saúde física e mental. Em relação ao corpo, os efeitos da atividade física são óbvios. Há a manutenção do peso ou diminuição dele, além de equilíbrio corporal como um todo.

Já em relação à saúde mental, a atividade física normaliza a produção de hormônios, fazendo com que haja melhor controle das nossas emoções.

Saiba mais: Ganho de massa: o que tomar para ganhar massa muscular?

Consultar um médico

Consultar um médico é fundamental e deve ser feito anualmente, no caso das mulheres. Essa é a melhor forma de prevenirmos complicações com a nossa saúde reprodutiva, além de identificarmos com antecedência situações que podem nos levar a um quadro de infertilidade.

Portanto, não deixe de fazer seus exames anualmente e, caso note dificuldades para engravidar, consulte seu médico o mais rápido quanto for possível.

A NathFarma desenvolveu um complexo vitamínico único para tratar a saúde feminina como um todo. Conheça agora o Nath Femme!

Conclusão

O momento de decidir engravidar é realmente decisivo na vida de uma mulher. Enfrentar problemas quando essa decisão é tomada pode ser bastante desgastante, mas é importante sempre lembrar que existem situações que são transitórias, e que podem ser resolvidas com a ajuda do seu médico.

Portanto, é fundamental ter acompanhamento antes da gestação, durante ela e, ainda, após ela. Assim, é possível desfrutar de mais saúde, bem-estar e felicidade nesse momento tão importante da nossa vida!

2 comentários em “Infertilidade feminina: o que é e como tratar?”

  1. Pingback: Hábitos saudáveis: 10 passos para mudar ainda hoje! - Blog Nathfarma

  2. Pingback: Gordura abdominal: como acabar com famosa pochete - Blog Nathfarma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima