Blog Nathfarma

maca peruana

Maca Peruana: Para que Serve, Como Tomar e 8 Benefícios

Maca peruana é uma planta cultivada nas montanhas dos Andes. É um vegetal crucífero, o que significa que está relacionado com brócolis, repolho e couve.

Maca é um ingrediente comum na culinária peruana que dá aos pratos um sabor de terra. A raiz da maca pode ser transformada em pó e adicionada a refeições ou vitaminas.

Além de seus usos culinários, a maca também pode ter vários benefícios à saúde. 

A raiz tem sido tradicionalmente usada para aumentar a fertilidade e o desejo sexual. Também é alegado que melhora a energia e resistência.

Continue a leitura e conheça os principais benefícios!

Comece a cuidar de sua saúde com os manipulados naturais da NathFarma. Entregamos para todo o Brasil. Conheça agora nossa linha!

para que serve maca peruana

Para que serve a maca peruana?

A maca peruana, conhecida cientificamente como Lepidium meyenii, às vezes é chamada de ginseng peruano.

Ela cresce principalmente nos Andes da região central do Peru, em condições adversas e em altitudes muito elevadas – acima de 13.000 pés (4.000 metros).

A maca é um vegetal crucífero e, portanto, relacionado com brócolis, couve-flor, repolho e couve. Ela vem sendo utilizada ao longo dos séculos por povos locais e agora se espalha pelo mundo levando seus benefícios.

A principal parte comestível da planta é a raiz, que cresce no subsolo. Existe em várias cores, que vão do branco ao preto. A raiz da maca peruana é geralmente seca e consumida em pó, mas também está disponível em cápsulas e como extrato líquido.

O sabor se assemelha bem ao sabor de nozes, e algumas pessoas fazem o consumo do pó de maca peruana diretamente em vitaminas e sucos.

Os estudos ainda estão em fases iniciais, mas resultados indicam que a maca pode aumentar a energia diária e para a prática de exercícios, ter efeitos antioxidantes e ainda ter efeitos positivos na libido, melhorando a saúde sexual.

8 benefícios da maca peruana para sua saúde

 

1. Aumento do desejo sexual

O benefício mais conhecido da raiz de maca é seu potencial para aumentar a libido. Existem algumas evidências científicas para apoiar esta afirmação.

Por exemplo, um estudo de 2002 descobriu que os homens que ingeriram de 1,5 a 3 gramas de maca peruana por dia apresentaram aumento da libido em comparação com aqueles que receberam um placebo.

Um estudo de 2015 descobriu que a raiz de maca pode ajudar a reduzir a disfunção sexual em mulheres na pós-menopausa que estavam tomando um antidepressivo.

2. É altamente nutritivo

O pó de maca é muito nutritivo e uma grande fonte de várias vitaminas e minerais importantes.

28 gramas de pó de raiz de maca contém:

  • Calorias: 91;
  • Carboidratos: 20 gramas;
  • Proteína: 4 gramas;
  • Fibra: 2 gramas;
  • Gordura: 1 grama;
  • Vitamina C: 133%;
  • Cobre: 85%;
  • Ferro: 23%;
  • Potássio: 16%;
  • Vitamina B6: 15%;
  • Manganês: 10%.

A raiz de maca é uma boa fonte de carboidratos, é pobre em gordura e contém uma boa quantidade de fibras. Também é rico em algumas vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, cobre e ferro.

Além disso, contém vários compostos vegetais, incluindo glucosinolatos e polifenóis.

beneficios maca peruana

3. Aumenta energia e resistência

Alguns atletas e fisiculturistas usam a raiz como um suplemento pré-treino para aumentar a energia e o desempenho. Existem algumas evidências para apoiar isso.

Um estudo de 2009 descobriu que o uso de extrato de maca por 14 dias melhorou o desempenho de ciclistas do sexo masculino em um contra-relógio de 40 quilômetros. 

4. Aumenta a fertilidade masculina

maca peruana aumenta fertilidade masculina

Quando se trata de fertilidade masculina, a qualidade e a quantidade do esperma são muito importantes.

Há algumas evidências de que a maca aumenta a fertilidade dos homens.

Uma revisão recente resumiu os resultados de cinco pequenos estudos. Ele mostrou que a maca melhorou a qualidade do sêmen em homens inférteis e saudáveis.

Um dos estudos revisados ??incluiu nove homens saudáveis. Após consumir maca peruana por quatro meses, os pesquisadores detectaram um aumento no volume, contagem e melhor mobilidade dos espermatozoides.

Além disso, a maca também ajuda a reduzir o tamanho da próstata, reduzindo as chances de câncer e problemas no trato urinário.

5. Melhora o humor

Vários estudos mostraram que a maca peruana pode melhorar o seu humor.

Tem sido associado à redução da ansiedade e dos sintomas de depressão, principalmente em mulheres na menopausa.

Maca contém compostos vegetais chamados flavonoides, que foram sugeridos como sendo pelo menos parcialmente responsáveis ??por esses benefícios psicológicos.

6. Reduz pressão arterial

É possível que a maca peruana também possa ajudar a melhorar a pressão arterial. O mesmo estudo de 2015 também descobriu que 3,3g de maca por dia durante 12 semanas baixou a pressão arterial em mulheres chinesas na pós-menopausa.

7. Reduz os danos do sol e combate radicais livres

Um estudo mais antigo em um modelo animal descobriu que a maca peruana pode ajudar a proteger a pele dos raios ultravioleta. 

Outro estudo com animais em 2011 descobriu que os extratos das folhas de maca podem ajudar a prevenir a formação de células queimadas pelo sol.

protetor solar mineral manipulado nathfarma

A raiz de maca também promove antioxidantes naturais no corpo, como a glutationa e a superóxido dismutase.

Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, que podem danificar as células do corpo. Algumas pessoas acreditam que os antioxidantes podem ajudar a prevenir alguns problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e câncer.

8. Melhora as funções cerebrais

Maca peruana pode melhorar a função cerebral. Na verdade, tem sido tradicionalmente usado por nativos no Peru para melhorar o desempenho das crianças na escola.

Em estudos com animais, a maca melhorou o aprendizado e a memória em roedores com deficiência de memória.

A este respeito, a maca peruana preta parece ser mais eficaz do que outras variedades.

Como tomar a maca peruana?

como tomar maca peruana

A maca peruana pode ser tomada como um suplemento ou adicionado a vitamina, aveia, assados, barras energéticas e muito mais.

A dose ideal para uso medicinal não foi estabelecida. No entanto, a dosagem de pó de raiz de maca usada em estudos geralmente varia de 1,5 a 5g por dia.

Você pode encontrar maca em algumas farmácias, em lojas de produtos naturais e em vários varejistas online. A maca peruana está disponível na forma de pó, cápsulas de 500 mg ou como um extrato líquido.

Embora a maca amarela seja o tipo mais facilmente disponível, os tipos mais escuros, como vermelho e preto, podem possuir diferentes propriedades biológicas.

Quem não pode tomar Maca peruana?

Maca peruana é geralmente considerada segura. No entanto, os nativos peruanos acreditam que consumir raiz fresca de maca pode ter efeitos adversos à saúde e recomendam fervê-la primeiro.

Além disso, se você tiver problemas de tireoide, deve ter cuidado com a maca peruana.

Isso porque ele contém goitrogênicos, substâncias que podem interferir no funcionamento normal da glândula tireóide. É mais provável que esses compostos afetem você se você já tiver uma função tireoidiana prejudicada.

Por último, mulheres grávidas ou amamentando devem consultar seus médicos antes de tomar maca.

[BÔNUS] Receita prática da maca peruana em pó

Separamos aqui duas receitas para você consumir a maca peruana de uma forma deliciosa!

smmothie de chocolate com maca peruana

Smoothie de chocolate com maca peruana

Este smoothie de maca tem gosto de malte de chocolate, mas é muito mais saudável.

INGREDIENTES

  •  2/3 xícara de leite de amêndoa ou de vaca desnatado;
  •  1 banana;
  •  1 colher de proteína de baunilha em pó;
  •  1 colher de sopa de pó de maca peruana;
  •  1/2 colher de sopa de cacau em pó;
  •  5 cubos de gelo.

INSTRUÇÕES

Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Misture até ficar homogêneo. Aproveitar!

Panqueca de farinha de maca e coco

panqueca farinha de coco e maca peruana

Estas panquecas doces são um banquete de fim de semana perfeito que vai perfeitamente com um belo café!

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de farinha de coco (18g);
  • 2 colheres de sopa de farinha de tapioca (16g);
  • 1 colher de sopa de pó de maca;
  • 1 colher de chá de açúcar de coco;
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó (sem glúten);
  • 1/4 colher de chá de sal fino;
  • 2 ovos;
  • 3 colheres de sopa de leite de amêndoa (ou escolha de leite).

Instruções

  • Em uma tigela pequena, misture a farinha de coco, a farinha de tapioca, a maca, a canela, o açúcar de coco, o fermento e o sal. Mexa bem e certifique-se de que não há grumos.
  • Acrescente os ovos e acrescente o leite de amêndoa. Bata para formar uma massa lisa e espessa. Deve ter uma espessura semelhante a um purê de frutas. 

Se estiver muito seco e grosso, acrescente outra colher de sopa de leite de amêndoa (da mesma forma, se estiver muito seco, você pode adicionar um pouquinho mais de farinha de coco; é muito absorvente, então comece com meia colher de chá).

  • Aqueça uma frigideira antiaderente no fogão em fogo médio. Adicione meia colher de chá de óleo de coco. 

Coloque duas colheres de sopa de massa para formar uma única panqueca, alisando-a para formar uma pequena panqueca com cerca de 10 cm de diâmetro.

  • Cozinhe a panqueca no primeiro lado por 2-3 minutos, até que apenas algumas bolhas comecem a surgir e as bordas pareçam cozidas. 

Em seguida, vire suavemente e cozinhe do outro lado por 1-2 minutos. Repita com a massa restante até terminar. Você deve acabar com 4 panquecas desse tamanho.

  • Sirva com coberturas de sua escolha.

Dúvidas frequentes

Descubra o que mais as pessoas andam perguntando sobre a maca peruana!

Quando a Maca peruana começa a fazer efeito?

Os efeitos da maca peruana podem variar muito, dependendo do objetivo. Os efeitos de proteção solar e alívio de sintomas da menstruação e menopausa, podem levar até 7 dias para serem notados.

Já os efeitos sobre a libido, aumento de fertilidade, controle de pressão e redução da próstata podem levar.

Já nos casos dos efeitos na libido, o tempo mínimo de interferência é de seis semanas.

Quais os efeitos colaterais da Maca peruana?

A maca peruana não tem registro de efeitos colaterais graves, porém é necessário cautela na hora do consumo.

Como já foi dito anteriormente, pessoas com problemas de tireoide não podem consumir a maca peruana pelo risco de piora do quadro. 

É bom consultar sempre o seu médico para saber se você pode consumir a maca peruana com segurança, de acordo com a sua situação de saúde.

A maca peruana emagrece?

A maca peruana é rica em fibra e carboidrato, que oferece bastante energia, faz o intestino funcionar, alivia o inchaço e aumenta o sentimento de saciedade de quem consome.

Por isso, a maca peruana é muito conhecida por quem deseja emagrecer com saúde e diminuir a quantidade de calorias consumidas durante o dia.

Conclusão

A maca peruana tem uma gama de benefícios potenciais para a saúde, especialmente para a saúde sexual.

A suplementação com maca pode fornecer vários benefícios à saúde, como aumento da libido e melhor humor.

Embora existam poucos riscos à saúde associados ao uso da maca, a maioria das pessoas pode experimentá-la sem sentir quaisquer efeitos colaterais adversos.

Se você está buscando viver com saúde conheça os demais suplementos da Nathfarma. Temos produtos para diversas necessidades!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima
Rolar para cima