Blog Nathfarma

Melhor protetor solar

O melhor protetor solar para sua pele e como escolher

O melhor protetor solar é aquele que dá certo em cada tipo de pele. Saiba mais, hoje, como escolher um bom protetor solar de acordo com cada pele e desfrute de mais saúde e de bem-estar

Encontrar boas opções no mercado já não é tão difícil, mas você já encontrou o melhor protetor solar para a sua pele?

Sabemos o quanto cada pele varia de uma para outra e sabemos que é justamente por conta disso que não podemos apostar todas as nossas melhores fichas em um protetor solar que não vai dar tão certo assim.

Por sabermos o quanto pode ser complicada a jornada de quem deseja mais proteção e saúde para a pele, trazemos hoje para você todos os segredos sobre como escolher o melhor protetor solar para a sua pele.

Vem ver!

Melhores protetores solares manipulados

Será que o melhor protetor solar existe?

Sim, ele existe! O melhor protetor solar é aquele que melhor se adapta à sua pele, suas características e necessidades.

Por conta disso, muitas pessoas acabam travando uma luta contra as prateleiras de perfumarias e farmácias, primeiro por falta de informações a respeito dos produtos e segundo por conta de não conhecerem a própria pele.

Assim, dentre tantos formatos de protetor solar e tantos tipos de pele, é essencial termos informações sobre qual tipo é melhor para cada pele antes de comprarmos nosso primeiro protetor solar.

Veja, a seguir, como acertar na sua escolha!

Saiba mais: Produtos para Pele Oleosa Indispensáveis em sua Rotina

Proteção UVA, UVB e PPD: o que são essas siglas?

Proteção UVA, UVB e PPD

Os raios ultravioleta UVA e UVB são igualmente prejudiciais à nossa saúde, cada um à sua própria maneira, e o PPD é um valor determinante para que saibamos o grau de resistência de um protetor solar contra os raios UVA.

Enquanto o raio UVB é aquele que atinge a camada mais superficial da nossa pele – o que causa queimaduras solares, ardência, vermelhidão e desconforto -, os raios UVA estão diretamente relacionados ao envelhecimento precoce da nossa pele.

Por conta dos raios UVA também serem diretamente responsáveis pelo câncer de pele, foi fundamental desenvolver um tipo de proteção específico para esse problema, que é o PPD.

O PPD é um valor que determina quão protetor é, de fato, o produto escolhido.

Ele deve corresponder a pelo menos 1/3 do fator de proteção UVB, que é o FPS.

Assim, um protetor solar de FPS 30 deve ter um mínimo de PPD 10, e quanto maior for esse valor, melhor será o protetor para a sua pele.   

Fator de Proteção Solar (FPS): qual o ideal?

Fator de Proteção Solar (FPS): qual o ideal?

O FPS depende de cada tipo de pele, das suas necessidades e, ainda, da preferência de cada pessoa.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia aconselha que todas as pessoas devam usar um protetor solar com FPS de 30, no mínimo, diariamente para proteger a pele dos raios UVB, o que resultaria em um PPD 10, conforme vimos antes.

No entanto, a depender do tom da pele, esse fator ainda pode não ser suficiente.

Portanto, a depender da cor da sua pele, opte por fatores de proteção solar mais elevados.

Como escolher o melhor protetor solar para cada tipo de pele?

Conforme vimos, cada pele requer um tipo de proteção solar a depender do seu tom. No entanto, essa não é a única variável que temos de analisar no momento de adquirir um protetor solar.

Outro aspecto essencial para analisarmos é o comportamento da nossa pele, que pode ser seca, oleosa ou mista.

Oleosa

Para a pele oleosa, é essencial que possamos contar com protetores solares mais leves e, sobretudo, oil-free.

Os produtos desse tipo mantêm a pele hidratada, mas sem que ela fique com a aparência ainda mais oleosa.

Seca

Já a pele seca, diferente da oleosa, requer um bom boost de hidratação ao longo do dia para que mantenha sua luminosidade e viço.

Para isso, existem protetores solares que podem ajudar na tarefa do seu creme hidratante preferido, como aqueles especialmente desenvolvidos para a pele seca.

Mista

A pele mista combina áreas mais secas e mais oleosas, resultando em uma pele em que produtos precisam ser combinados para que se tenha um ajuste perfeito e, ainda, proteção máxima.

Para peles mistas, recomendamos a utilização de um protetor para a pele oleosa na zona T e um protetor para pele seca na região lateral do rosto.

Saiba mais: Efeito Lifting para o Rosto: O que É e Como Age na Sua Pele!

Melhores protetores solares manipulados

Entenda as texturas na hora de escolher o melhor protetor solar

As texturas também podem influenciar a sua escolha no momento da compra do protetor solar perfeito para o seu corpo!

Entenda as texturas na hora de escolher o melhor protetor solar

Veja algumas delas:

Creme

O protetor solar em creme é mais indicado para peles secas e mistas, por combinar ingredientes mais hidratantes e que deixam a sensação de pele mais sedosa por mais tempo.

Podem também se apresentar em versões oil-free.

Spray

O protetor solar em spray é mais recomendado para o corpo como um todo, pois tem aplicação mais simples e pode ser facilmente reaplicado.

É ideal para a praia e piscina.

Gel

Feito para a pele oleosa, o protetor em gel se apresenta em versões muito leves, que protegem a pele sem sobrecarregá-la, gerando mais oleosidade.

Qual a importância de encontrar o melhor protetor para peles com manchas e sensíveis?

O melhor protetor solar se adapta totalmente às necessidades da pele com manchas, evitando a pigmentação mais acentuada dos locais já hiperpigmentados.

Assim, pode atuar em prol do clareamento da pele, em atuação conjunta com o medicamento receitado pelo seu dermatologista de confiança.

Outro ponto que destaca o melhor protetor solar diz respeito ao cuidado com a pele sensível, que tem demandas mais específicas em relação à proteção solar, uma vez que pode ficar irritada com a exposição aos raios UVA e UVB.

Portanto, para peles com manchas e sensíveis quanto maior for o fator de proteção solar e quanto mais leve for a formulação, melhor será o resultado do protetor na pele.

Existe forma correta de aplicar o protetor solar?

Existe forma correta de aplicar o protetor solar?

O protetor solar deve ser aplicado logo após a lavagem do rosto, com os produtos da sua preferência.

Com a pele já seca, espalhe uma pequena quantidade no dorso da mão e faça pequenos pontos, espalhando o produto por toda a pele.

Reponha no dorso da mão sempre que notar ser mais necessário.

E, então, espalhe o produto pela pele até a sua completa absorção.

Conclusão

Contar com o melhor protetor solar é essencial para mantermos a pele mais saudável, bonita e livre de desconfortos causados por queimaduras solares.

Hoje é cada vez mais comum encontrarmos produtos específicos para cada tipo de pele, melhorando, assim, a nossa forma de nos protegermos.

No entanto, tão essencial quanto saber qual o melhor protetor solar para cada tipo de pele é conhecer a sua própria pele, sua textura e comportamento, para, assim, poder escolher o melhor tipo de protetor solar para seu corpo e rosto!

Saiba mais: Protetor Solar Manipulado: 4 Fórmulas mais Indicadas e Principais Benefícios do Uso

 

1 comentário em “O melhor protetor solar para sua pele e como escolher”

  1. Pingback: Skincare: o que é, para que serve e como fazer? | NathFarma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima
Rolar para cima