Blog Nathfarma

oleo de borragem

Óleo de Borragem: Para que serve e 6 Benefícios incríveis

Quer saber como eliminar cólicas, melhorar a sua pele, reduzir inflamações e deixar o seu sistema imunológico muito mais forte? Conheça o óleo de borragem!

Se você sofre com acne, rosácea, artrite, inflamações constantes ou doenças cardiovasculares, você precisa conhecer o óleo de borragem!

Esse tipo de óleo é extraído das sementes da planta Borago officinalis, que é encontrada nos Estados Unidos e na Europa. 

Também conhecido como “óleo de semente de borragem”, é rico em ácido gama-linolênico, um tipo de ácido graxo essencial.

Quando consumido, muito do ácido gama-linoléico deste óleo é convertido em ácido di-homo-gama-linolênico. 

Assim como os ácidos graxos ômega-3 encontrados no óleo de peixe e na semente de linhaça, o ácido gama-linoléico e o ácido di-homo-gama-linolênico podem ajudar a reduzir inflamações, melhorar as condições do coração e te deixar muito mais saudável! Confira.

Cuide de sua saúde com os suplementos naturais NathFarma. Conheça nossos produtos!

Óleo de borragem: para que serve?

oleo de borragem onde encontrar

O óleo de semente de borragem trata todos os tipos de inflamação, incluindo eczema, dermatite, psoríase e rosácea. 

O óleo de borragem tem se mostrado promissor em pesquisas clínicas para os seguintes usos:

  • Inflamação;
  • Acne;
  • Dor no peito;
  • Doença cardiovascular;
  • Eczema;
  • Menopausa;
  • Rosácea;
  • Artrite, incluindo artrite reumatoide (AR).

Existem algumas informações anedóticas (não pesquisas) sobre o uso desse óleo para outras condições, incluindo:

  • Fadiga adrenal;
  • Produção de leite materno;
  • Diabetes;
  • Epilepsia;
  • Síndrome pré-menstrual;
  • Esclerodermia;
  • Síndrome de Sjogren.

Além disso, tem se mostrado eficaz no combate às cólicas menstruais, já que diminui a inflamação durante o período e, consequentemente, diminui a dor.

Você também poderá utilizar o óleo de borragem para diminuir inflamações da pele causadas pelo sol, com um efeito quase imediato!

Onde encontrar óleo de borragem?

Você poderá encontrar o óleo de borragem em farmácias de manipulação ou de produtos naturais.

Geralmente possuem embalagens de até 120 comprimidos, com dosagens de 500 mg. É suficiente consumir uma cápsula duas vezes ao dia, antes das principais refeições.

Óleo de borragem: 6 benefícios que você precisa conhecer

oleo de borragem beneficios

1. Ameniza os sintomas da TPM

De acordo com especialistas, o óleo de borragem tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser capaz de reduzir o desconforto relacionado à menopausa e à síndrome pré-menstrual (TPM), como:

  • Mastalgia;
  • Mudanças de humor;
  • Ondas de calor.

Os ácidos graxos essenciais promovem a produção de prostaglandinas que ajudam a contrair o útero sem causar cólicas.

Quem usou, aprovou! Quer ver?

2. Antinflamatório

Um estudo de 2014 comparando óleo de borragem, óleo de peixe e a combinação de ambos descobriu que tomar 1,8 gramas do óleo por dia, ajudou a reduzir os sintomas da artrite reumatoide (AR) em 74 participantes observados por 18 meses .

O estudo concluiu que esses óleos podem ser capazes de substituir os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para algumas pessoas, o que evitaria alguns dos efeitos colaterais do uso contínuo de AINEs.

O estudo também observou que as pessoas também podem reduzir a quantidade de medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença que estão tomando.

3. Artrite Reumatoide

Este óleo é promissor no tratamento da artrite reumatoide, uma doença autoimune caracterizada por inflamação no revestimento das articulações

4. Crescimento de bebês prematuros

Existem algumas evidências de que a fórmula láctea infantil (leite em pó) suplementada com o óleo pode ajudar no crescimento e desenvolvimento de bebês prematuros, especialmente meninos. 

Um estudo publicado no Journal of Pediatrics mostrou que bebês prematuros que receberam fórmula que incluía o óleo apresentaram melhoras maiores do que aqueles que consumiram a  fórmula padrão.

5. Eczema

As pesquisas sobre os efeitos do óleo de borragem no eczema são várias!

Uma revisão de estudos usando o óleo topicamente, descobriu um efeito antioxidante e anti-inflamatórios que pode ser benéfico para pessoas com dermatite atópica.

6. Função pulmonar

Este tipo de óleo pode reduzir o número de dias que os pacientes com (ou em risco de) síndrome da angústia respiratória aguda (SARA) podem passar na terapia intensiva. 

Um estudo conduzido com 146 pacientes em hospitais universitários nos Estados Unidos descobriu que pacientes alimentados com uma dieta EPA + GLA apresentaram melhoras maiores e estadias mais curtas na UTI do que os pacientes alimentados com uma dieta padrão.

Está impressionado com os benefícios incríveis desse óleo? Então confira o suplemento para mulheres Nat Femme que utiliza o composto em sua formulação!

O óleo de borragem para cabelo funciona?

O óleo de borragem pode ir muito além de um anti-inflamatório. Ele possui propriedades incríveis que podem modificar a saúde do seu cabelo, deixando os fios ainda mais fortes e sedosos!

Este óleo também contém uma abundante quantidade de aminoácidos, o bloco de construção básico das proteínas que dão forma, estrutura e força ao cabelo.

O óleo também contém uma proteína particularmente vital: a queratina .

E essa proteína não é importante apenas para cabelos fortes e bem nutridos. A força de estruturação do cabelo é queratina e sem ela, o cabelo fica sem vida e muito mais quebradiço.

Isso porque, de acordo com as descobertas laboratoriais mais avançadas, a queratina representa quase 88% de todos os fios de cabelo da sua cabeça! 

Então, esse óleo não só fornece os aminoácidos de que você precisa para construir proteínas que fortalecem o cabelo, como também garante que você estará bem abastecido com o componente mais abundante do seu cabelo!

Confira!

Óleo de borragem: efeitos colaterais e contraindicações

oleo de borragem cuidados e contraindicacoes

A planta de borragem (incluindo as folhas, flores e sementes) pode conter produtos químicos potencialmente perigosos chamados alcalóides da pirrolidina, que em humanos podem danificar o fígado ou serem cancerígenos, especialmente quando usados ??regularmente ou em altas doses. 

Embora alguns produtos afirmem não conter alcalóides da pirrolidina, tenha em mente que os suplementos não são regulamentados na maioria dos países.

O óleo pode causar constipação em alguns indivíduos. Também pode prolongar e aumentar o tempo de sangramento em pessoas com distúrbios hemorrágicos.

Mulheres grávidas e amamentando devem evitar óleo de semente de borragem. 

Como utilizar o óleo de borragem na pele e no cabelo?

O óleo de borragem tópico deve ser diluído com um óleo carreador antes de ser aplicado na pele.

  • Você pode misturar até 12 gotas para cada duas de amêndoa, jojoba ou azeite de oliva antes de usar.
  • Aplique o óleo na área afetada em uma camada fina duas vezes ao dia.
  • Outra opção é revestir ou untar uma camiseta com o óleo e vestir a camiseta perto da pele. Isso pode ser útil para áreas nas costas.

Com base em pesquisas clínicas, pode levar várias semanas ou meses para que o óleo tenha efeito total, então seja paciente e aplique o produto de forma consistente para os resultados desejados.

Conclusão

O óleo de borragem é muito promissor na redução da inflamação em todo o corpo. 

A inflamação é uma das causas subjacentes de várias condições, incluindo eczema e doenças cardiovasculares.

Antes de usar, consulte um médico ou farmacêutico para saber qual a dosagem ideal para você. Assim, você evitará reações alérgicas ou efeitos adversos!

Gostou do conteúdo? Conte com a NathFarma para manipulações com ingredientes de alta qualidade, efeito comprovado e entrega no conforto da sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima