Blog Nathfarma

ômega 3 benefícios para a saúde

Ômega 3: benefícios e a melhor forma de tomar este suplemento em cápsulas

Conheça tudo sobre o Ômega 3: benefícios, como tomar, dosagem, interações medicamentosas e porque você deve tomá-lo diariamente

Alguns chamam de moda, mas outros acreditam piamente que o ômega 3 traz benefícios incríveis para a saúde. De que lado ficar nessa? Descubra tudo sobre o ômega 3, benefícios, dosagem e se realmente vale a pena tomá-lo diariamente!

O que é Ômega 3?

O ômega 3 é um composto de ácidos graxos do tipo poli-insaturados, que também são essenciais. Tudo aquilo que é essencial não é produzido pelo nosso organismo e, portanto, deve ser suplementado.

A composição do ômega 3 é de três tipos de ácidos:

  1. alfa-linolênico,
  2. eicosapentaenoico e
  3. docosa-hexaenoico.

Juntos, formam a cadeia ALA, EPA e DHA, respectivamente.

Compre agora as cápsulas de óleo de peixe Ômega 3 e melhore sua qualidade de vida!

Fontes de ômega 3

Naturalmente encontramos o ômega 3 e seus benefícios em peixes de água gelada, como salmão e sardinha. Algas também são fontes de ômega 3 e podemos encontrar seus benefícios também em outros alimentos comuns da nossa dieta.

Os azeites, como o de oliva, canola, milho e linhaça também são ricos em ômega 3, e por isso devem também fazer parte da nossa alimentação. Além dessas fontes, as adoradas castanhas também são uma grande fonte de ômega 3 e trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde por conterem ótimas vitaminas para aumentar a imunidade.

Apenas 100g de castanhas variadas por dia são capazes de suprir nossa necessidade de ômega 3 diária. As mais consumidas são:

  • castanha de caju
  • nozes
  • amêndoas
  • macadâmias
  • castanha do pará e 
  • avelãs

Além do bem que podem fazer para a saúde, também fazem um bem danado para o nosso bem estar, porque são deliciosas!

Quando devo tomar ômega 3?

Por mais equilibrada que seja a nossa dieta, não temos o hábito de consumir peixes de água gelada com frequência. Os azeites, por sua vez, por mais que façam parte da nossa dieta, são apenas complementares à nossa alimentação e não necessariamente uma base dela.

As castanhas, por aqui, acabam figurando como um petisco e também não são consumidas com frequência. Assim, acabamos com uma certa carência nutricional de ômega 3, necessitando, portanto, de suplementação.

Acredita-se que, a não ser que a sua dieta seja normalmente rica nas fontes dos ácidos que compõem o ômega 3, todos devem consumir cápsulas do óleo a fim de ter uma saúde mais equilibrada.

Pode-se haver interação com outros medicamentos?

As cápsulas de ômega 3, de forma geral, não representam um risco à saúde humana quando consumidas com recomendação médica. No entanto, entre pessoas com condições de saúde específicas o cuidado ao consumir ômega 3 deve ser redobrado.

Se você faz uso de medicamentos anticoagulantes – como varfarina e heparina – o ômega 3 pode potencializar o efeito anticoagulante, te expondo ao risco de hemorragias.

Efeito semelhante também ocorre entre pessoas hipertensas que fazem uso de medicação reguladora da pressão. Como uma das finalidades do ômega 3 é a de depurar o sangue, pode ocorrer oscilação de pressão arterial, tendendo a baixá-la.

Benefícios do Ômega 3 para o organismo

benefícios do ômega 3 em cápsulas para o organismo

Muito se fala dos benefícios do ômega 3 para a saúde e podemos, agora, listar alguns deles:

  • Controle do colesterol;
  • Regula a pressão arterial;
  • Contribui para a prevenção de tromboses;
  • Reduz o quadro inflamatório;
  • Atua fortalecendo o sistema imunológico;
  • Previne Alzheimer;
  • Contribui com o desenvolvimento muscular.

Tomar cápsula de ômega 3 faz bem para o cérebro?

Um recente estudo (em inglês) constatou a considerável diminuição de DHA no cérebro de pessoas diagnosticadas com Alzheimer. Uma das principais fontes de DHA é, justamente, o ômega 3.

Portanto, ainda que não se constate uma evidência clara de que o ômega 3 previne o Alzheimer, é indiscutível o quanto o DHA é importante para a conservação de nossa saúde cerebral.

Benefícios do ômega 3 para o fígado

Os benefícios do ômega 3 podem ser percebidos também no fígado daqueles que o consomem regularmente. Em um estudo conduzido por 180 dias, pesquisadores acompanharam um grupo que consumiu o ômega 3 diariamente.

Ao fim do estudo, os níveis de gordura hepática entre os pesquisados diminuiu drasticamente. Os estudos foram conduzidos entre pessoas de cinco países, com dietas muito diferentes entre si, mas com a ingestão do ômega 3 em comum.

Demais benefícios

O EPA, presente no ômega 3 faz muito bem para o nosso coração. Como regula a pressão arterial e também os níveis de coagulação, acaba por trazer inúmeros benefícios diretamente para o coração, retirando dele uma grande sobrecarga.

O HDL aumenta quando consumimos ômega 3, porque os ácidos essenciais acabam por modificar a composição sanguínea. Enquanto isso temos como resultado a redução do LDL, que é o colesterol ruim.

Entre aqueles que consomem regularmente ômega 3, também há a prevalência de melhor saúde dos olhos. Os ácidos essenciais que compõem o ômega 3 são responsáveis por recobrir a nossa retina, o que melhora consideravelmente a nossa visão.

E, por fim, há também o aumento da produção da serotonina, o que acaba por melhorar o quadro de depressão, entre as pessoas que consomem com regularidade o ômega 3.

Quantas cápsulas de ômega 3 devo tomar por dia?

A quantidade de ômega 3 que uma pessoa saudável deve tomar diariamente depende, em suma, de sua composição corporal. Já entre as pessoas que o tomam para tratamento coadjuvante de alguma questão de saúde, a recomendação deve ser feita pelo médico que acompanha o paciente. Normalmente, no entanto, deve-se consumir pelo menos de 1g de ômega 3 diariamente para a obtenção de resultados positivos para a saúde.

Suplementação antes ou depois das refeições?

A forma de tomar o ômega 3 depende exclusivamente do seu gosto pessoal. Há quem prefira consumir juntamente com o alimento – seja no almoço, seja no jantar – para minimizar o sabor acentuado de peixe que a cápsula costuma ter.

Aqueles que não se importam tanto com o sabor, podem consumi-las ainda em jejum.

Contraindicações e riscos do ômega 3

As principais contraindicações do uso de ômega 3 estão relacionadas com o uso de medicamentos anticoagulantes e anti-hipertensivos. Entre aqueles que usam varfarina e heparina, o ômega 3 pode ter ação demasiadamente anticoagulante, favorecendo o risco de hemorragia.

Já entre aqueles que usam anti-hipertensivos a pressão arterial pode cair, pois o ômega 3 favorece a diminuição da pressão.

Tomar ômega 3 emagrece: mito ou verdade

Ainda que não seja um consenso na literatura médica, há sim a possibilidade de o ômega 3 ser um fator responsável pelo emagrecimento.

Isso porque, através de mecanismos bioquímicos, ele pode aumentar a termogênese, responsável pelo aumento do gasto calórico e para equilibrar a temperatura do corpo com o seu meio.

Isso, por si, seria um fator aliado à queima de gordura do corpo através do aumento da temperatura, o que resultaria em, portanto, emagrecimento. No entanto, para utilizar o ômega 3 com essa finalidade é indispensável o acompanhamento médico.

Isso porque, conforme o sabido, o emagrecimento é resultado de diversas mudanças comportamentais, que devem ter o devido acompanhamento profissional e multidisciplinar para serem efetivas.

Ômega 3 é indicado para quem faz musculação?

Entre as pessoas que praticam exercícios físicos é comum o consumo de suplementos alimentares a fim de aumentar ou manter a massa magra corporal. Como o DHA é um ácido essencial responsável por desinflamar estruturas musculares, pode contribuir com a melhora nos treinos, evitando, portanto, a quebra de um ritmo de exercícios.

Além disso, sem inflamações, também não há a perda de massa magra, o que contribui com a sua preservação.

Compre agora nosso Ômega 3 em cápsulas e melhore o funcionamento de seu cérebro e organismo!

Conclusão

Conforme vimos, o consumo regular de ômega 3 traz inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental. Dentre os principais, destacam-se a manutenção da saúde vascular e cardíaca, além de sua contribuição significativa para a saúde do cérebro.

Antes de começar a consumir ômega 3, assim como qualquer outro tipo de suplemento, é necessário e indispensável passar por uma consulta com seu médico de confiança.

Uma vez recomendado, conte com a NathFarma para consumir o melhor em ômega 3, em cápsulas de 1g altamente concentradas!

1 comentário em “Ômega 3: benefícios e a melhor forma de tomar este suplemento em cápsulas”

  1. Pingback: Sérum Antienvelhecimento: tipos e qual é o melhor para você! – Blog Nathfarma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima