Blog Nathfarma

Própolis vermelho

Própolis vermelho: saiba quais os benefícios e como usar

O própolis vermelho tem recebido grande atenção por parte da comunidade científica por conta das suas muitas propriedades que fazem bem para o nosso organismo

Conhecido como aquele parceiro inseparável dos dias de resfriado, o própolis é um dos produtos que a abelha prepara quando fabrica o mel.

Chamando a atenção de pesquisadores, já foi possível mapear alguns dos seus benefícios incríveis para o corpo humano.

Veja mais hoje sobre esse incrível composto e como ele pode fazer bem para a sua saúde!

O PRÓPOLIS VERMELHO da Nathfarma e sua fórmula revolucionária age muito rápido, aumentando sua imunidade de forma inigualável. Confira agora mesmo!

O que é o própolis vermelho?

Produzido pelas abelhas extraindo a seiva da rabo-de-bugio, uma árvore encontrada em mangues alagoanos, o própolis vermelho é utilizado pelas abelhas como um tipo de cimento que serve como revestimento para as suas colmeias, tornando-as mais resistentes à chuva, sol e animais invasores.

As abelhas têm um instinto bastante protetor em relação à sua colmeia e, por conta disso, boa parte do tempo de atividade é utilizado buscando por resinas do entorno para que a sua casa possa ser protegida.

E é justamente dessa seiva, quando em contato com a secreção bucal da abelha, que o própolis é criado. Ele serve, para além dessa proteção física da colmeia, como um ingrediente que evita que o mel tão precioso seja contaminado por microrganismos.

O própolis tem sido utilizado há muitos anos como um parceiro da nossa saúde, sobretudo por suas funções relacionadas comumente à melhora da imunidade, fortalecendo nosso corpo no momento de doenças como resfriados.

Por conta dessa ação, faz parte mais do que garantida dos nossos kits de saúde domésticos, tendo diversos estudos que respaldam suas ações benéficas à saúde humana.

O própolis vermelho é característico do Brasil, que concentra a maior diversidade desse produto das abelhas em todo o mundo.

Saiba mais: Meliponicultura: O Que É e 3 Técnicas de Criação de Abelhas

O que é o própolis vermelho?

Outros tipos de própolis

Além do própolis vermelho, tão característico por sua cor profundamente avermelhada, outros tipos de própolis podem ser encontrados no mercado nacional, o verde e o marrom.

Veja mais a seguir:

Verde

Esse tipo de própolis é uma das exclusividades brasileiras, tanto pela variedade de abelha que a produz, a africanizada, quanto pela resina que elas utilizam para fabricá-lo, a de Alecrim do Campo, que também é conhecida como Vassourinha.

Dentre seus benefícios se destacam as propriedades bactericidas, bem como antifúngicas e, ainda, antiviral.

Além disso, ela é muito utilizada pelas populações locais para cicatrizar feridas, como um produto anestésico natural e, ainda, um excelente estimulante para a imunidade do ser humano.

Como medicamento natural, pode estar presente em infusões que tratam doenças inflamatórias, neurológicas e, ainda, cardíacas.

Tradicionalmente, também pode ser utilizada como medicamento natural antioxidante, indicado para a prevenção do envelhecimento precoce e das doenças a ele relacionadas.

A NathFarma disponibiliza para você e para a sua família o autêntico própolis vermelho! Conheça agora!

Marrom

O própolis marrom é o tipo mais comum dessa substância, que pode ser produzido por meio do uso de diversos tipos de resinas, presentes nas mais diversas plantas.

É esse, normalmente, aquele que é vendido apenas com o nome de própolis, sem que seja especificado o seu tipo ou procedência – de que tipo de planta é extraído, no caso.

Por ser bastante comum, é também, em termos mundiais, aquele mais encontrado, se tornando a referência para tudo o que sempre acreditamos que era esse elemento tão importante dos produtos da abelha.

Esse tipo de própolis é muito utilizado quando estamos enfrentando um resfriado ou mesmo uma gripe, graças à sua ação anti-inflamatória e, ainda, focada em melhorar o nosso sistema imune.

Benefícios do própolis

Quais os benefícios do própolis vermelho?

Dentre os muitos benefícios do própolis podemos destacar:

  •         Fortalece a imunidade;
  •         Ação anti-inflamatória;
  •         Cuida da pele;
  •         Aliado do sistema respiratório;
  •         Cuida das células hepáticas;
  •         Possui ação antioxidante;
  •         Reduz o risco de câncer;
  •         Modula a resposta do nosso corpo a microrganismos;
  •         Antiviral;
  •         Antifúngica;
  •         Tem ação estimulante;
  •         Previne o colesterol alto;
  •         Regula naturalmente a sua pressão arterial;
  •         Melhora o sono;
  •         Regula o estresse;
  •         Melhora a motilidade intestinal.

Própolis vermelho e sua ação contra o câncer

Um dos seus maiores benefícios até hoje conhecidos e divulgados através de uma pesquisa científica de 2020, aponta que o própolis vermelho é que duas de suas substâncias foram capazes de inibir completamente o crescimento de células cancerígenas.

Os resultados foram obtidos em células de câncer de mama, ovário, próstata e cérebro, ocasionando a morte de pelo menos 50% das células cancerosas.

O estudo em laboratório comparou os resultados do própolis vermelho à medicamentos já utilizados no tratamento contra o câncer, como a doxorrubicina, apresentando alta margem de efetividade e uma esperança na cura e prevenção da doença.

Qual a diferença entre própolis vermelho e verde?

O própolis verde é originado da Vassourinha e possui coloração mais esverdeada. É muito utilizado como hepatoprotetor e como neuroprotetor. Além disso, é um fungicida e bactericida natural.

Já o própolis vermelho é originário da resina da Rabo-de-Bugio, uma árvore típica dos mananciais de Alagoas. É reconhecido por sua capacidade antitumoral, bem como por suas capacidades em relação à imunidade e ao combate do envelhecimento precoce.

Quais as formas de usar o própolis vermelho?

A forma de utilização sempre irá depender dos objetivos em relação ao composto medicinal natural.

  •         Para dores de garganta gargarejo de quatro a cinco gotas com água morna;
  •         Se for para tratar uma crise de sinusite, tome de três a quatro gotas com um chá quente;
  •         Para as defesas imunes, tome uma colher de chá de mel com duas gotas de própolis diariamente;
  •         Se for para o tratamento de pele, aplique o composto em um cotonete e depois diretamente sobre a lesão a ser tratada.

Contraindicações

Por conter álcool em sua composição – já que é um extrator natural de suas propriedades –, o própolis não deve ser utilizado por crianças, nem por pessoas com qualquer tipo de intolerância a esse tipo de componente.

É importante destacar que quando utilizado em demasia diretamente sobre feridas, pode irritar a pele, levando a um quadro em que se possa necessitar de ajuda médica, visto que o álcool tende a ressecar a pele.

Contraindicações do própolis vermelho

Conclusão

O própolis vermelho é chamado de ouro vermelho não por acaso.

É um dos compostos naturais mais do que disputados no mundo todo por conta de suas propriedades tão especiais, que melhoram a nossa saúde como um todo, prevenindo, controlando e melhorando diversos aspectos da nossa saúde.

A NathFarma disponibiliza para você e para a sua família o autêntico própolis vermelho! Conheça agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima
Rolar para cima