Blog Nathfarma

Queda de Cabelo: Tratamento, Causas, Cuidados e Ótimas Dicas

Você conhece quais são as principais causas da queda dos cabelos e o tratamento específico para eles? Sabe quais cuidados necessários para que o seu cabelo fique sempre saudável? Conheça agora as melhores dicas para cuidar dos seus cabelos.

Quando o cabelo começa a ficar opaco, quebradiço, fino, ralo e percebe-se um aumento na queda dos fios, a preocupação deve ir muito além da questão estética. Estes são sintomas perceptíveis quando há algo errado na saúde dos cabelos. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia a queda capilar tem impacto relevante na aparência, e por isso tem sido fonte de preocupação para homens e mulheres.

As queixas sobre a queda de cabelos têm sido cada vez mais frequente, porém muitas pessoas não tem conhecimento e surgem muitas as dúvidas sobre as causas e o melhor tratamento para controle e prevenção dos cuidados nos cabelos.

Estrutura e Fisiologia dos cabelos

O cabelo tem uma caraterística única com estrutura queratinizada, sua fibra natural é formada por queratina. Exerce função de termorregulação, proteção física, renovação e regeneração tecidual. 

O folículo do cabelo tem a função de ser capaz de passar por períodos da vida de um fio de cabelo quando cresce, regride e até mesmo quando repousa, antes do ciclo ser continuado. O cabelo é, muito estável, considerando que é capaz de sobreviver por milhares de anos. 

Cada indivíduo possui cerca de 5 milhões de folículos pilosos, dos quais 80,000-150,000 estão localizados no couro cabeludo. Durante o ciclo de crescimento do cabelo inclui a regeneração periódica dos folículos, embora esse processo não ocorre de forma contínua.

Os distúrbios do crescimento do cabelo podem ocorrer pela alteração no comportamento dinâmico do folículo capilar. Entretanto uma vez que o ciclo é regulado por várias hormônios e fatores de crescimento produzidos tanto dentro como fora dos folículos. 

Dentro destes distúrbios encontra-se a queda dos cabelos ou  alopecia que provoca a perda total ou parcial dos cabelos. Esta disfunção consiste numa inflamação crónica que afeta os folículos pilosos. Pode manifestar quando uma das fases do ciclo de crescimento do cabelo é alterada.

Fases do Ciclo do Cabelo

queda de cabelos: fase de crescimento

Vamos entender melhor como ocorrem as três fases de crescimento capilar. 

  • Anagénese (crescimento): É uma fase de crescimento ativo, durante a qual o folículo cresce e uma fibra de cabelo é produzida. Essa fase dura de de 2 à 6 anos.  A quantidade de tempo que o cabelo permanece no folículo é geneticamente predeterminada. O crescimento normal dos fios é em média 0,4 até 1,3 cm por mês.  
  • Catagénese (transição): Durante esta fase, o cabelo é mantido no folículo e para de crescer e se prepara para descansar e posteriormente cair.  As células da matriz não se dividem e consequentemente a haste do cabelo tão pouco cresce. Aproximadamente 1 à 2% dos cabelos estão em transição e essa fase dura em torno  de 2 a 3 semanas.
  • Telogénese (repouso): Nesta fase um novo folículo irá formar-se junto ao  local da  raiz que acabará por ser expulso (fase exógena), no mesmo orifício que o antigo cabelo. Cerca de 10 à 15% está em fase de repouso e dura de 2 a 3 meses. 

A perda de cabelo é em média 100 fios por dia e esta quantidade pode variar entre cada indivíduo. Quando essa queda for em excesso deve ser avaliado com cuidado. 

Pensando nisso separamos informações relevantes que vão auxiliar você a entender melhor o que há de melhor para cuidar dos seus cabelos. 

Conheça nossa linha de produtos  para cuidar da saúde dos seus cabelos!

queda capilar: tratamento masculino

Vários fatores interferem na saúde do cabelo, o primeiro passo é entender quais são as principais causas que pode levar a queda capilar, como fatores hereditários, estilo de vida, alimentação, doenças crônicas. 

Então antes de saber quais os melhores tratamentos conheça os motivos que pode levar ao descontrole da queda capilar. 

Calvície

Calvície ou também conhecido como alopecia androgenética é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Mesmo sendo mais comum entre o sexo masculino, acomete em média 80%  dos homens, sendo que a perda concentra-se mais no topo do couro cabelo.

Nas mulheres, também pode afetar sem mais incomum e essa queda normalmente é difusa acomete em todo a região do couro cabeludo. 

Estresse crônico

O estresse pode causar várias alterações o couro cabeludo. O excesso de cortisol, hormônio do estresse, diminui da irrigação do couro cabeludo (causando a queda de cabelo por estresse). 

Esse excesso é capaz causar sensibilidade e irritação no couro, aumento da oleosidade,  descamação que geram coceira e vermelhidão no couro cabeludo levando a uma disfunção imunológica chamada dermatite seborreica (caspas). Além disso, o problema pode causar até mesmo a queda dos fios.

Síndrome metabólica

Ainda não existem fatos que comprovem que a síndrome metabólica provoque a perda capilar. No entanto, alguns estudos realizados em pacientes com doenças crônicas como hipertensão, diabetes, triglicerídeos elevados e obesidade mostraram que mais de 50% destes têm maior chance de ter calvície. 

Sendo considerados fatores a ser avaliado com cuidado pois esses pacientes têm dificuldade no deslocamento do sangue pelo corpo, interferindo os vasos sanguíneos de levar irrigação ao couro cabeludo, levando à perda capilar.

Cigarro 

O uso do cigarro,  produz a “nicotina” gerada na ingestão de fumaça. Esta por sua vez promove  pelo seu efeito vasoconstritor e pode levar à má irrigação do couro cabeludo e consequente prejuízo no crescimento dos cabelos. Além de deixar um cheiro desagradável nos cabelos. 

Problemas intestinais

Problemas que envolvem má absorção intestinal, por não ocorrer leitura e captação adequada dos nutrientes ingeridos, podem levar a um prejuízo no ciclo de crescimento capilar pela falta de aporte nutricional na matriz germinativa do folículo piloso.

Anemia

A anemia é causada pela deficiência de ferro e pode ser um fator na queda dos cabelos. A falta de ferro não produz hemoglobina suficiente no sangue. A hemoglobina transporta oxigênio para o crescimento e reparação das células em seu corpo, incluindo as células que estimulam o crescimento do cabelo. 

A suplementação com o ácido fólico e alimentos ricos em ferro, como espinafre, ervilhas, proteínas magras como carne de porco e salmão e frutas secas auxilia na aumento dos níveis de ferro no organismo. 

Ovário policístico

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio endócrino que interfere no processo normal de ovulação da mulher gerando alterações hormonais. Essa produção desregulada de hormônios masculinos (testosterona) é uma das causas da queda de cabelo em portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos. Mulheres que apresentam alterações capilares pela SOP também percebem seus fios opacos, quebradiços, finos e com frizz.

Doença renal crônica

A queda capilar dificilmente será ocasionada por uma insuficiência renal. Porém pode estar relacionada quando os rins deixam de filtrar o sangue direito e esse é um fator importante na irrigação de sangue no couro cabeludo. 

Micose

Os fungos presentes na micose podem gerar uma descamação, oleosidade o que tira a estabilidade dos fios, podendo levar a calvície.

Sífilis

A doença é causada pela bactéria Treponema pallidum, ela por sua vez  gera feridas nos órgãos sexuais que pode disseminar para todo o organismo, levando uma baixa imunidade e isso pode levar a queda de cabelo excessiva. 

Disfunções da tireoide

Os problemas  ocasionados na tireóide ocorre quando há alteração nos hormônios T3 e T4. Estes em doses elevadas também chamado de hipertireoidismo pode acabar aumentando consideravelmente a reposição celular do couro cabeludo.

Entretanto o couro cabeludo permanecerá por mais tempo na fase telógeno dos cabelos levando a queda do folículo piloso.  Em baixas doses dos hormônios T3 e T4 chamado hipotireoidismo  retarda o metabolismo de reposição celular do couro cabeludo. 

Doenças autoimunes

As doenças autoimunes ataca o sistema imunológico contra uma estrutura do próprio organismo. Esse processo destrói as células de defesa por engano e isso acarreta processos inflamatórios em várias regiões do corpo principalmente o couro cabeludo. 

A alopecia areata por exemplo é uma doença autoimune, condição caracterizada pela perda de cabelos em uma região do couro cabeludo, sendo o principal alvo de ataque às estruturas que formarão o pelo.

Quais os tipos de tratamento para queda de cabelo?

Os suplementos nutricionais com vitaminas, minerais e antioxidantes promovem uma harmonia ao organismo melhorando o crescimento do cabelo e minimizando a queda.

É muito comum em indicações terapêuticas com suplementos polivitamínicos associada ao tratamentos ter uma melhora significativa nos resultados. Conheça a função de cada uma:

Vitaminas para queda de cabelo (Suplementos e nutrientes)

  • Vitaminas do complexo B:  Auxilia e melhora  o fluxo sanguíneo nutrindo o folículo piloso; diminui a produção de oleosidade no couro cabeludo;  Protege os cabelos da ação dos radicais livres. 
  • Vitamina B3 (Niacina):  Efeito vasodilatador;  atua também na nutrição do couro cabeludo e estimula o crescimento saudável dos fios. Ela age diretamente na prevenção de queda capilar e no fortalecimento do cabelo.
  • Vitamina B7 (Biotina): Melhora e preserva a força do cabelo, textura e função.
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico):  Melhora fluxo sanguíneo no couro cabeludo e ajuda capilares a levar sangue até aos folículos e auxilia no aumenta da imunidade geral.
  • Vitamina E (Tocoferol):  Aumenta o consumo de oxigénio e desta forma melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo.

Minerais

  • Zinco: Melhora a função imunológica e desta forma estimula o crescimento de cabelo. 
  • Ácidos gordos essenciais:  Melhoram textura do cabelo e previne formação de cabelos quebradiços e secos; 

Aminoácidos  

  • Metionina: Aminoácido que contém enxofre, proporcionando quantidades adequadas às células de forma a suportar a força do cabelo.
  • Cisteína: Aminoácido com elevado teor em enxofre, suporta a força do cabelo, proporcionando quantidades adequadas para as células do cabelo, pele e unhas.
  • Lisina: Aminoácido que melhora a qualidade e textura do cabelo.

Tônicos

Tônicos são formulações tópicas com princípios ativos que promovem a nutrição, irrigação e ativação do crescimento capilar. Exemplos de ativos incorporados a essas soluções é o minoxidil, auxina tricógena, finasterida, capsicum, nano fatores de crescimento, dentre outras.  

Podemos destacar o minoxidil dentre os mais indicados como solução tópica por ser um potente vasodilatador, que atua diretamente sobre a musculatura lisa vascular. 

Devido a sua poderosa ação vasodilatadora capilar possui um excelente resultados no crescimento de nos fios de cabelo e reduz a queda. 

Conheça os nossos Tônicos para Crescimento Capilar: Solução de Minoxidil e Solução Capilar com Fatores de crescimento para auxiliar no crescimento dos cabelos.

Lasers

O tratamento a laser é um dos mais indicados para a queda de cabelo, promove o crescimento dos cabelos e também como medida preventiva contra a alopécia androgenética . 

Esta técnica funciona com luzes monocromáticas que utilizam comprimentos de onda que podem variar entre 600 a 1400nm, no espectro infravermelho.  O laser melhora a qualidade do fio e estimula o folículo a voltar a crescer, aumentando o número de fios por região.

Além disso aumenta a vascularização no couro cabeludo, liberando fatores de crescimento. 

Depois de cada sessão aplica-se uma tônico com princípios ativos que potencializa o tratamento. O número de sessões varia conforme o estágio da alopécia de cada paciente podendo ser necessárias de seis a dez, a cada 15 dias.

No entanto o profissional irá avaliar o grau e a evolução do tratamento se será necessário mais sessões ou não.  

Outros tipos de tratamento para queda dos cabelos

As atuais clínicas de estéticas têm adquiridos novas técnicas que tem excelentes resultados no tratamento da queda capilar. 

Eletroterapia capilar

É uma técnica que utiliza corrente contínua no couro cabeludo e que estimula a oxigenação e melhora o fluxo sanguíneo no local. Esta técnica promove o  fortalecimento e crescimento de novos fios de cabelo, além de favorecer a regeneração do couro cabeludo.

Fototerapia capilar

É uma técnica com o uso da luz para fins terapêuticos, fazendo a fotoestimulação. Ao penetrar no local aplicado, a luz atinge as células e estimula o seu metabolismo, eliminando toxinas, acelerando o crescimento epitelial e estimulando o crescimento de novos fios.

Intradermoterapia

É uma técnica realizada com pequenos furos, introduzida com uma agulha no couro cabeludo seguida da aplicação de substâncias como aminoácidos, vitaminas e minerais em toda a região capilar para estimular o crescimento de novos fios.

queda de cabelo técnica microagulhamento

Microagulhamento Capilar: 

É um tipo procedimento dermatológico utilizado para vários efeitos do envelhecimento com objetivo de aumento da produção de colágeno na pele. Essa técnica do Microagulhamento envolve o uso de um aparelho chamado dermaroller com pequenas agulhas que causa ferimentos leves na pele e/ou couro cabeludo.

Nos cabelos é feito a técnica seguida da incorporação de substâncias que resulta em um novo crescimento do cabelo, em muitos casos pode engrossar o cabelo ralo, indicado para alopecia androgênica ou na calvície masculina.

Qual o melhor tratamento para queda de cabelo feminino?

queda de cabelo tratamento feminino

Como vimos, existem diversas técnicas e substâncias que auxiliam no tratamento para queda cabelo feminino. Mas para escolher o melhor tratamento é necessário entender qual a causa e o motivo principal que levou a esse problema.

Pensando nisso,  a Farmácia Nathfarma desenvolveu  duas fórmulas completas específicas para mulheres e homens que necessitam do reequilíbrio das funções vitais do organismo. 

Estas formulações possuem mais de 20 substâncias em cada, com as principais ações: 

  • Auxiliar no crescimento dos cabelos;
  • Reduzir a queda capilar;
  • Fortalecer as unhas;
  • Melhorar o aspecto da pele.

O Nathbeauty Hair Feme  possui na sua 23 substâncias na composição, as principais são:  

  • Biotina
  • Metionina
  • Tiamina
  • Cistina
  • Queratina
  • Pantotenato de Cálcio
  • Silício orgânico 
  • Mais vitaminas e minerais. 

Indicado para queda capilar, crescimento e fortalecimento dos cabelos, unhas das mulheres.

É um complexo polivitamínico potencializado específicos para a SAÚDE FEMININA. O principal ativo é Silício Orgânico substância à base de Ácido Ortosilícico estabilizada em Colágeno marinho hidrolisado biodisponível para uso oral. 

Possui efeito lifting oral, fortalecimento das unhas e cabelo, aumento da síntese de colágeno e elastina. Tem na sua composição as principais vitaminas e minerais para potencializar o crescimento dos cabelos e fortalecer as unhas.

Conte com a NathFarma para ter o melhor tratamento para queda de cabelo feminino! 

Compre NathBeauty Hair Femme e receba em casa!

Qual o melhor tratamento para queda de cabelo masculino?

queda de cabelo tratamento masculuno

E para os homens a Farmácia de Manipulação desenvolveu o NathBeauty Hair Men, composto por 22 substâncias como:

  • Zinco
  • Saw Palmetto
  • Boro
  • Queratina
  • Pantotenato de cálcio
  • Silício Orgânico
  • Mais Vitaminas e Minerais. 

Indicado para queda capilar, crescimento e fortalecimento dos cabelos, unhas dos homens.

É um complexo polivitamínico potencializado com minerais específicos para a SAÚDE MASCULINA. O principal ativo é o Saw Palmetto um inibidor da enzima 5 alfa redutase responsável pela conversão da Testosterona em Dihidrotestosterona, que promove a diminuição da queda capilar.

Possui também as principais vitaminas e o silício orgânico para potencializar o crescimento dos cabelos e fortalecer as unhas.

Tenha o melhor tratamento para queda de cabelo masculino! Compre o suplemento NathBeauty Hair Men agora mesmo!

Cuidados para evitar a queda de cabelo

  1. Dormir com cabelo molhado

Evite dormir com os cabelos molhados, pois a umidade facilita a quebra do fio e predispõe à dermatite seborreica.

  1. Uso excessivo de fonte de calor como Secador, Chapinha e Babyliss

Evite usar secador nos cabelos todos os dias. Se usar, aplique um protetor térmico.

  1. Uso de produtos químicos em curto intervalo de tempo

Os produtos químicos danificam e enfraquecem a estrutura do cabelo. Não faça uso desses produtos em casa o recomendado é fazer com um profissional no salão de beleza. 

  1. Cabelo preso por muito tempo 

Manter o cabelo preso, com trancinhas, durante longos períodos pode enfraquecer a raiz do fio e pode ocasionar uma alopecia de tração. O ideal é prender com elásticos mais flexíveis e rabo mais solto.. 

Algumas dicas para você garantir cabelos saudáveis e evitar

  1. Tenha uma boa alimentação

Manter uma alimentação balanceada influencia na saúde dos cabelos, pele e das unhas. Os alimentos ricos em:

  • Vitamina A, B, B3, C
  • Ferro
  • Proteína
  • ômega 3
  • silício 
  • zinco
  • cobre
  • magnésio
  • cálcio
  • ácido fólico, como cenoura, brócolis, laranja, morango, batata doce, agrião, peixe, ovos, oleaginosas, soja e feijão, são ótimas opções para manter os cabelos saudáveis e fortes.
  1. Cuidado com a saúde do couro cabeludo

Rotina de cuidados em massagear o couro cabeludo estimula a circulação sanguínea da região e, consequentemente, um crescimento saudável dos fios. O uso de produtos que promove uma limpeza específico para os cabelos, deixa saudáveis e com brilho. 

  1. Uso de produtos para proteção térmica

O uso de aparelho com fonte de calor como secador, chapinha ou modelador podem danificar o fio dos cabelos.  Por isso, é importante o uso de produtos que tenham como principal função a proteção térmica é fundamental para garantir cabelos saudáveis.

Além de proteger os fios do calor, ajuda a selar as cutículas, diminuindo o frizz, hidratando e garantindo mais brilho.

  1. Fazer cronograma capilar: Nutrição, Hidratação e Reconstrução

Como os cabelos ficam expostos a agentes externos como sol, frio, vento, além do uso de químicas no cabelo que agridem o aspecto dos fios.  Por isso, é muito importante fazer a hidratação, nutrição e reconstrução dos cabelos regularmente. Essa frequência deve ser determinada com o tipo e aspecto do cabelo. 

Recomenda-se que cabelos secos sejam hidratados ao menos duas vezes por semana. Já os mistos ou oleosos devem ser hidratados apenas uma vez, sempre utilizando produtos com componentes específicos para cada tipo.

Mitos sobre queda de cabelo

Há muitos mitos sobre o que causa a queda de cabelo e o seu crescimento. Veja alguns exemplos:

  1. Lavagem diária pode afetar o crescimento dos cabelos

A frequência com o cabelo deve ser lavado varia muito do tipo de cabelo. Não há evidências de que a lavagem diária seja prejudicial ao couro cabeludo ou ao cabelo. Cabelos com oleosidade em excesso é indicado a lavagem diária até para remover a sujidade do cabelo e aparência muito oleosa. 

  1. Luz solar faz o cabelo crescer 

A radiação solar em excesso pode danificar o cabelo não o faz crescer e pode reduzir a resistência do cabelo, levando a quebra e alteração de cor nos cabelos.

  1. Uso de boné e chapéu faz o cabelo cair

O uso de boné e chapéu não faz cair os cabelos, mas quando utilizado por um longo período, diariamente, agrava doenças como a dermatite seborréica, que pode contribuir para a queda. 

Conclusão

A queda dos cabelos pode ser prevenida e controlada. Para ter um sucesso no tratamento é necessário definir a causa e motivo, associada à uma alimentação adequada, estilo de vida saudáveis, uso de suplementos e cuidados específicos diários, tudo isso contribuem significativamente para a saúde dos cabelos.   

Referências

A raiz do problema. Um dossiê investigativo sobre a quebra e queda de cabelo. Disponível em:<http://www.naovivosemcosmeticos.com.br/images/stories/fotos/dossie_quedacabelo_dove.pdf> Acesso: 12 agosto 2020. 

CAVALCANTE, Carla Pereira. Protocolos de Tratamento da Alopécia: Uma revisão. Campina Grande Paraíba, 2015. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/8683/1/PDF%20-%20Carla%20Pereira%20Cavalcanti.pdf>. Acesso 10 de agosto 2020. 

Clínica Fertilizar. Medicina Reprodutiva. Síndrome dos Ovários Policísticos: uma das causas da queda de cabelo. Disponível em:<https://clinicafertilizar.com.br/sindrome-dos-ovarios-policisticos-uma-das-causas-da-queda-de-cabelo/#:~:text=dos%20Ov%C3%A1rios%20Polic%C3%ADsticos-,S%C3%ADndrome%20dos%20Ov%C3%A1rios%20Polic%C3%ADsticos%3A%20uma%20das%20causas%20da%20queda%20de,algo%20errado%20na%20nossa%20sa%C3%BAde.>. Acesso: 13 agosto 2020. 

OLIVEIRA,Inês e MACHADO, Carmo Cyrilo. Calvície e Alopecia. revisão Bibliográfica. Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias. Lisboa 2017. Disponível em: <http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/8402/Calv%C3%ADcieeAlopecia_Revis%C3%A3oBibliografica.pdf?sequence=1.  Acesso 11 de agosto 2020. 

Revista Multidiciplina e Psicologia. uso de Laser de Baixa Intensidade. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1178/1738. Acesso 11 de agosto 2020.

Procedimentos e Cosmética. Você sabia que a queda de cabelo pode estar relacionada ao desequilíbrio hormonal?  Blog Biomedicina. 2018. Disponível em:<https://biomedicinaestetica.com.br/queda-cabelo-desequilibrio-hormonal/#.XzP3HYhKjDc> Acesso:11 de agosto 2020.

Revista Saúde online. Queda de Cabelo e Síndrome Metabólica. Disponível em: <https://rsaude.com.br/florianopolis/materia/queda-de-cabelo-e-sindrome-metabolica/1486>. Acesso: 12 de agosto 2020.

Santos, Ana Paula; ALMEIDA, Tatiana; MOSER, Daniele Cruger. Alopecia Feminina: Uma abordagem do processo e tratamentos não convencionais aplicados. Univale, santa Catarina. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Ana%20Paula%20Santos%20e%20Tatiana%20Almeida.pdf>. Acesso 11 de agosto 2020. 

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Queda de Cabelo. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/queda-de-cabelos/>. Acesso em: 14 agosto 2020. 

PICASSO, Malu. 5 Dicas para manter a saúde dos cabelos.Disponível em:. <https://grupomidia.com/quemrealiza/5-dicas-saude-dos-cabelos/>. Acesso 14 agosto 2020. 

4 comentários em “Queda de Cabelo: Tratamento, Causas, Cuidados e Ótimas Dicas”

  1. Over the years of independence, the institute has trained more than 13000 physicians (including 800 clinical interns, 1116 masters, 200 postgraduates and 20 doctoral students) in various directions.

    870 staff work at the institute at present,] including 525 professorial-teaching staff in 55 departments, 34 of them are Doctors of science and 132 candidates of science. 4 staff members of the professorial-teaching staff of the institute are Honoured Workers of Science of the Republic of Uzbekistan, 3 ??“ are members of New-York and 2 ??“ members of Russian Academy of Pedagogical Science.

    The institute has been training medical staff on the following faculties and directions: Therapeutic, Pediatric, Dentistry, Professional Education, Preventive Medicine, Pharmacy, High Nursing Affair and Physicians??™ Advanced Training. At present] 3110 students have been studying at the institute (1331 at the Therapeutic faculty, 1009 at the Pediatric, 358 at the Dentistry, 175 students at the Professional Education Direction, 49 at the faculty of Pharmacy, 71 at the Direction of Preventive Medicine, 117 ones study at the Direction of High Nursing Affair).

    Today graduates of the institute are trained in the following directions of master’s degree: obstetrics and gynecology, therapy (with its directions), otorhinolaryngology, cardiology, ophthalmology, infectious diseases (with its directions), dermatovenereology, neurology, general oncology, morphology, surgery (with its directions), instrumental and functional diagnostic methods (with its directions), neurosurgery, public health and public health services (with its directions), urology, narcology, traumatology and orthopedics, forensic medical examination, pediatrics (with its directions), pediatric surgery, pediatric anesthesiology and intensive care, children’s cardiology and rheumatology, pediatric neurology, neonatology, sports medicine.

    The clinic of the institute numbers 700 seats and equipped with modern diagnostic and treating instrumentations: MRT, MSCT, Scanning USI, Laparoscopic Center and others.

    There are all opportunities to carry out sophisticated educational process and research work at the institute.

    Source:
    https://adti.uz/tuzilma/fakultetlar/
    Medical Institute of CIS

    Tags:
    Medical Institute of CIS
    Andijan Medical Institute
    official website of the first medical institute
    first medical institute site

  2. First-ever app that helps its users make off readies online on sharing their internet connection.
    People can any more reach their unused matter plans comprehensive aptitude and not will any derelict figures behind! It’s a definitely passive proceeds – effortlessly!
    Here’s a $5 gift: https://hop.cx/111

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima
Rolar para cima