Blog Nathfarma

Remédio natural para dormir: quando tomar e quais os melhores?

Contar com um bom remédio natural para dormir é uma das melhores formas de garantir mais qualidade de vida e bem-estar em seu dia a dia, sem abrir mão da sua saúde 

Acordar cansado, ter dificuldade para concentração e até mesmo ter um aumento abrupto no peso pode ser resultado de dificuldades para dormir.

Nem sempre percebida como um problema de saúde, a dificuldade para dormir, que aumentou entre os brasileiros durante a pandemia causada pela COVID-19, inclusive, pode ser uma grande pedra no sapato da nossa qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Como, no entanto, nem sempre há indicação ou mesmo confiança nos remédios alopáticos para dormir, o remédio natural para dormir acaba sendo um dos maiores aliados da nossa saúde física, mental e emocional.

Quer saber mais sobre eles? Vem ver!

Saiba mais: Para que serve o sérum? Descubra os benefícios e quando usar

O que é remédio natural para dormir?

O remédio natural para dormir pode se apresentar em forma de compostos, extratos ou, até mesmo, chás de uma planta específica ou de um combinado delas.

Por meio desses remédios naturais, é possível alcançar um estado de relaxamento elevado, o que possibilita melhor indução ao sono já nos primeiros momentos em que você se colocar para dormir.

Sem os efeitos colaterais da maior parte dos fármacos tradicionalmente comprados em farmácia, o remédio natural para dormir é um grande campeão quando se trata da promoção da qualidade de vida, conforto e bem-estar.

Você já conhece a melatonina? Vem ver mais sobre esse remédio para dormir totalmente biodisponível!

Insônia: sinais e sintomas

Ter dificuldade para dormir é natural em alguns momentos da vida, como aqueles que exigem mais da nossa atenção, quando estamos cansados ou quando estamos na expectativa até mesmo por algo de muito bom que está prestes a acontecer.

No entanto, quando essa dificuldade para pegar no sono se torna algo mais frequente, podemos dar o nome de insônia.

A insônia nada mais é do que uma complicação de ordem mental e física, que faz com que tenhamos mais dificuldade para dormir ou, até mesmo, para nos mantermos em estado de sono.

Saiba mais: Suplementos para engordar: entenda como eles funcionam

Quando o remédio natural para dormir pode ajudar na insônia?

O remédio natural para dormir pode ajudar na insônia quando você apresenta um quadro persistente de dificuldade para dormir. Como esse tipo de medicamento é totalmente natural, ele deve ser tomado diariamente, até que os sintomas comecem a ser atenuados.

A persistência sempre será a chave para o tratamento com medicamentos dessa classe, sobretudo por conta da necessidade que o corpo tem em se habituar com seus princípios ativos.

Assim, o remédio natural pode ajudar na insônia logo que você comece a perceber que a dificuldade para pegar no sono está comprometendo a sua vida de forma demasiada. 

Quais os melhores remédios naturais para dormir?

Os remédios naturais para dormir são vários e é possível encontrá-los em forma de chás, de cápsulas e até mesmo de compostos em que vários deles são combinados, formando um blend.

Conheça, agora, quais são os principais tipos de remédios para dormir e saiba como tomá-los!

Passiflora e Valeriana

A Passiflora e Valeriana quando combinadas fazem com que um poderoso remédio natural para dormir seja criado. 

Quando se trata da dificuldade para dormir, precisamos compreendê-la em duas frentes: a primeira diz respeito à insônia em si, em que, por mais cansados que estejamos, o sono simplesmente não nos chega.

A outra, no entanto, diz respeito à nossa dificuldade em acalmar os pensamentos, que evitam com que o sono nos chegue. Esse fenômeno também é conhecido por agitação mental.

Enquanto a valeriana atua diretamente na insônia, por meio da sua capacidade de remodelar o ciclo circadiano, a passiflora atua como uma forma de regular o ritmo dos nossos pensamentos, nos tranquilizando. 

Saiba mais: Cabelos bonitos e saudáveis? Descubra como cuidar dos fios!

Melatonina

A melatonina é um hormônio biodisponível em nosso corpo, que promove por si só o relaxamento, a sensação de maior bem-estar e nos conduz a um estado de sono mais profundo. 

Ainda que sintética, a suplementação com a melatonina pode contribuir e muito com o aumento da produção do hormônio real, em nosso corpo, nos fazendo ter uma melhor qualidade em relação ao nosso sono desde o momento em que deitamos na cama.  

Camomila

A camomila é um dos grandes campeões quando se trata de remédios para dormir naturais e está dentre aqueles que mais são usados pelos brasileiros quando se trata de relaxamento e calmaria.

Dentre seus benefícios, são destacadas as suas propriedades calmantes. Leve, ele pode te ajudar a relaxar e até mesmo driblar a insônia, até mesmo quando ela é causada por má-digestão, por exemplo. 

Erva-cidreira

A erva-cidreira é uma parceira sensacional da hora de dormir, sobretudo quando se trata da sua composição, que carrega consigo compostos fenólicos, como o ácido rosmarínico, que são indutores do sono.

Com um simples chá de erva-cidreira é possível desfrutar de todos os seus benefícios e ainda aproveitar seu delicioso aroma para encher a casa com o seu perfume suave.  

Saiba mais: Alopatia: Afinal, será que ela é melhor do que a homeopatia?

Como tomar remédio natural para dormir?

A forma de tomar chá ou cápsulas para dormir sempre irá depender das suas necessidades em relação ao sono.

Se você é muito agitado em seu dia a dia, pode ser necessário contar com mais cápsulas ou com uma xícara a mais no momento de dormir, como uma forma de garantir que você vá desfrutar de todos os benefícios desse momento de sono e de relaxamento.

Assim, até que você descubra a dose real e necessária para você, pode ser que você precise fazer algumas experimentações.

Atenção: se você consumir esse tipo de produto em cápsula, atente para a quantidade máxima recomendada presente na embalagem do produto.

Remédio natural para dormir tem efeitos colaterais?

Dentre os efeitos colaterais dos remédios para dormir, o mais comum e o que mais se destaca é o aumento da micção.

Portanto, é importante que você esteja ciente de que pode ser preciso se preparar bem para o sono, tomando a sua xícara de chá – se assim você preferir – ou as cápsulas momentos antes de ir para a cama, deixando o banheiro para ser o último cômodo da casa a visitar.

Saiba mais: Remédio para compulsão alimentar: quando é indicado tomar?

Dicas de como melhorar o sono

  • Tenha uma boa higiene do sono, tirando do seu quarto aparelhos eletrônicos e dispositivos que emitem algum tipo de luz azul, que nos deixa em constante estado de alerta;
  • Construa uma rotina para antes de dormir e tente sempre repeti-la;
  • Só vá para a cama antes de dormir mesmo;
  • Busque por ter momentos relaxantes – e não estimulantes – antes de ir para a cama. 

Para contribuir com a sua qualidade de vida e bem-estar a Nath desenvolveu um remédio natural para dormir. Vem ver!

Conclusão

O remédio natural para dormir é uma das muitas coisas com as quais podemos contar para termos noites de sono mais proveitosas, sobretudo quando se trata de manifestações como a insônia. 

Além de tratar a insônia em si, esses medicamentos naturais melhoram a nossa qualidade de vida como um todo, permitindo que possamos viver com mais bem-estar e livres dos efeitos horríveis de uma noite mal dormida. 

3 comentários em “Remédio natural para dormir: quando tomar e quais os melhores?”

  1. Pingback: Como aumentar imunidade: dicas para fortalecer o organismo - Blog Nathfarma

  2. Pingback: Inibidor de apetite natural: quais são as melhores opções do mercado? - Blog Nathfarma

  3. Pingback: Infertilidade feminina: o que é e como tratar? - Blog Nathfarma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima