Blog Nathfarma

skin care: o que é skin care e passo a passo

Skincare: o que é e passo a passo para montar uma rotina

Skincare: o que é, afinal? É mais do que a moda da vez na rotina de beleza, é autocuidado, prazer e, mais do que qualquer coisa, saúde

Os cuidados com a pele devem fazer parte da nossa rotina diária e envolvem não só a higiene em si.

Cuidar da pele tem a ver com a nossa saúde, com a nossa autoestima, com o autocuidado e com a sensação de leveza que só esses momentos podem proporcionar.

Conheça, agora, quais são os cuidados que você pode ter com a sua pele, como aprimorar a sua rotina e, sobretudo, como melhorar ainda mais a sua saúde!

O que é skincare?

Você já deve ter visto pela Internet, na boca de blogueiras e em hashtags.

Mas… Skincare, o que é e o que skincare significa?

Esse é um termo que surgiu recentemente e começou a se popularizar por ser, em resumo, cuidados com a pele, em uma tradução direta do inglês.

Tanto fora do Brasil quanto por aqui, pessoas estão se dedicando cada vez mais em investir em uma rotina de cuidados com a própria pele, que passa pela higiene, recuperação e hidratação.

Os cuidados com a pele devem ser frequentes e personalizados para cada parte do dia.

É necessário, portanto, ter uma rotina para a parte da manhã e para a parte da noite, com produtos específicos para cada etapa do dia.

Os produtos ideais para ter essa rotina de cuidados são chamados de dermocosméticos, que são tratamentos para a pele de grau II.

Isso quer dizer que eles são cientificamente desenvolvidos, testados dermatologicamente e aprovados pela Anvisa, que reconhece suas propriedades.

Para que serve o skincare?

Agora que já respondemos a primeira pergunta, que é skincare: o que é, é hora de entender, de fato, para que serve essa técnica ou rotina.

O skincare é uma rotina de cuidados com a pele que vai além do ato de passar o hidratante no rosto ao final do dia.

Assim, skincare tem a ver com uma rotina que envolve lavagem, hidratação, regeneração, esfoliação e uma série de cuidados que têm como fundamento a saúde com a pele, de forma geral.

Conheça nossa linha de produtos que não podem faltar em sua rotina de skincare!

8 produtos para skincare: para que serve cada um?

Produtos para skincare

Montar uma rotina de skincare reúne alguns produtos que são essenciais para o cuidado diário com a saúde e com a aparência da nossa pele.

Servem para hidratar, tonificar, limpar, esfoliar e proteger a pele, sendo cada um deles importantes em cada etapa de cuidado diário.

Ainda que não utilizemos todos de forma diária, cada um tem a sua funcionalidade e o seu lugar na rotina de cuidados com a pele e, por conta disso, é fundamental poder contar com eles em nossa nécessaire.

Veja, a seguir, para que serve cada produto e não erre na hora da escolha!

Hidratante

O hidratante é o item que utilizamos todos os dias em nossa rotina de cuidados com a pele e serve para manter a pele sempre bem cuidada e sedosa.

Eles podem ser apresentados em forma de gel, de cremes e até mesmo em pomadas.

Com eles, a pele se mantém mais luminosa, uniforme e, ainda, mais firme.

É possível encontrar hidratantes multifuncionais, com vitaminas, colágeno e ingredientes que fazem com que eles também possam cuidar de outras demandas da pele, como sustentação, correção de tom, clareamento de manchas, etc.

Sérum

O sérum é um tipo de produto com funções específicas, que normalmente se apresenta em forma mais líquida, o que melhora a sua absorção pela pele.

Você pode encontrar séruns com as mais variadas formulações e com vários ingredientes, que servem para fins como correção da pele, prevenção do envelhecimento precoce, suavização de linhas de expressão ou rugas, dentre outros.

Atualmente, o sérum com ácido hialurônico se tornou o queridinho quando o assunto é cuidado com a pele, sobretudo por conta da forma como esse tipo de ácido previne e retarda os efeitos do envelhecimento da pele.

Tônico

Os tônicos faciais são elementos multifuncionais na rotina de cuidados com a pele. 

Promovem uma limpeza mais profunda da pele, retirando dela resquícios da maquiagem ou da poluição que, normalmente, os sabonetes não conseguem retirar.

Além disso, normaliza o pH da pele, preparando-a para outros produtos.

Água Micelar

A água micelar é uma solução de limpeza profunda e suave para a pele, que não a deixa com aspecto de ressecamento ou de craquelamento.

Sua diferença em relação ao tônico são as micelas, que são partículas que funcionam como imãs, atraindo para a solução resquícios de produtos ou mesmo de maquiagem ou poluição para fora da pele.

Gel de limpeza

Os produtos de limpeza facial contribuem com um melhor controle da saúde da sua pele, retirando dela impurezas, resquícios de produtos utilizados e são eles que sempre iniciam a sua rotina de cuidados com a pele.

Quando utilizados em formato de gel de limpeza facial, têm seu uso otimizado, uma vez que são mais fáceis de espalhar pela pele, não escorrem e, ainda, acabam por ter um maior rendimento, facilitando o controle do uso.

Vitamina C

A vitamina C é um produto que melhora a saúde da sua pele, tratando e retardando os efeitos do envelhecimento precoce.

Mas comum em formato de sérum, ele pode ser um tratamento adicional à sua rotina ou, ainda, substituir o sérum facial que você já utiliza.

Intercalar o uso de um e de outro também pode ser uma excelente maneira de ter melhores resultados.

Esfoliante

O esfoliante é um dos produtos que, embora não tenha uso diário, não deve faltar em sua rotina de cuidados faciais.

Esse tipo de produto serve para eliminar células mortas da sua pele, contribuindo com a melhora da sua textura, luminosidade e aparência, de forma geral.

Em pele acnéica esse tipo de produto também contribui para uma limpeza mais profunda, evitando que novas inflamações possam surgir.

Filtro solar

O filtro solar é parte indispensável da rotina de cuidados com a sua pele e deve ser utilizado logo após o seu creme hidratante diurno.

Esse produto é utilizado para filtrar os raios solares, cuidando da saúde da sua pele e prevenindo câncer de pele, envelhecimento precoce e, sobretudo, queimaduras solares.

Ainda que o seu creme hidratante tenha algum fator de proteção solar, é fundamental utilizar um protetor de fato.

Saiba mais: O melhor protetor solar para sua pele e como escolher

Melhores protetores solares manipulados

Qual a rotina certa de skincare? Confira o passo a passo

A rotina de skincare é bem simples de montar e tem por objetivo suprir cuidadosamente quais são as necessidades da nossa pele.

Na hora de montar a sua rotina priorize dermocosméticos com selo da Anvisa, que regula e autoriza a produção e comercialização destes itens.

Agora confira, passo a passo, como montar a sua rotina de skincare!

Manhã

O que é mais gostoso do que acordar e lavar o rosto, logo pela manhã?

Com a pele limpa e refrescada, certamente conseguimos lidar melhor com o começo de um novo dia.

Prefira sabonetes líquidos, sem qualquer tipo de ácido em sua formulação, para usar pela manhã.

Logo depois, aplique um hidratante leve, que pode ter propriedades matificantes para ficar com a pele bem cuidada logo ao amanhecer e sem a aparência de oleosa.

Aproveite, também, e passe a primeira camada de protetor solar do dia.

Antes de sair de casa

Ao se preparar para sair de casa, aproveite e reforce a camada de protetor solar.

Sobretudo, lembre-se de que você precisa aplicá-lo a cada duas horas, ou sempre que você suar excessivamente.

Noite

Logo que você chegar em casa é importante tomar um cuidado um tanto maior com a pele do seu rosto.

Higienize-a com um pad de algodão utilizando água micelar, que pode ser enriquecida com ácido hialurônico.

Depois, lave-a cuidadosamente, utilizando novamente o seu sabonete líquido habitual.

Antes de dormir, você pode aplicar um fluído hidrobiótico. Assim, você terá uma gama de produtos capazes de manter a pele hidratada e saudável até o amanhecer.

Como cuidar da pele do rosto

Os cuidados com a pele do rosto não se limitam a uma rotina básica, de lavagem, limpeza profunda e hidratação.

A pele possui necessidades específicas que devem ser supridas para que, com o tempo, você mantenha a vitalidade da pele do seu rosto, que é um verdadeiro cartão de visitas de quem você é.

Assim, na hora de cuidar da pele do rosto, invista em diversos tipos de produtos, capazes de suprir todas as necessidades dela.

Skincare: pele oleosa

skincare: rotina skin care pele oleosa

A pele oleosa tem características específicas que fazem com que ela seja mais exigente quando se trata de produtos para tratá-la.

É importante que ao escolhermos um produto para a pele oleosa ele seja leve, hidratante e, preferencialmente, matificante.

Essa propriedade faz com que a pele não fique brilhante ao longo do dia e nos traz mais bem-estar.

Produtos para pele oleosa

A argila rosa é um produto incrível para a pele oleosa.

Em dois usos semanais é possível notar a pele mais seca, mas sem ser ressecada.

As argilas, de forma geral, contribuem com o processo de controle da produção da oleosidade, tornando a pele muito mais leve e hidratada, sem que, no entanto, fique com aspecto craquelado.

Skincare: pele seca

skincare cuidados com a pele seca

A pele seca precisa de uma atenção especial para que não fique com um aspecto craquelado, devido à falta de hidratação.

Quando a pele está seca, é normal também que seus poros fiquem mais aparentes, necessitando de mais cuidado no momento de escolher um produto.

Áreas como as maçãs do rosto precisam de uma atenção mais especial, bem como as laterais do nariz.

Produtos para pele seca

Aposte em séruns, que têm uma textura leve e combinam diversos ativos para manter a pele mais hidratada e saudável.

Alguns contam com diversos tipos de óleos umectantes, capazes de hidratar a pele de forma profunda sem que, no entanto, fique oleosa ou pesada.

Skincare: pele mista

A pele mista combina áreas secas e áreas oleosas, necessitando, portanto, de dois tipos de produtos específicos para atender às suas necessidades.

Na hora de comprar os seus, fique de olho na composição deles para poder atender cada parte da sua pele de forma ideal.

Produtos para pele mista

Nas áreas secas, aposte em séruns hidratantes e nas áreas oleosas, aposte em hidratantes leves e em produtos para regular a oleosidade.

Assim, você pode manter a sua pele com a textura mais uniforme e, sobretudo, bem tratada.

Dicas para montar seu cronograma de limpeza de pele

Cronograma de limpeza

Na hora de montar seu cronograma de limpeza de pele, tenha em conta que existem níveis de limpeza que devem ser observados.

Limpezas diárias devem ser feitas com sabonetes específicos e água micelar, enquanto limpezas mais profundas devem ser feitas com menor frequência.

4 hábitos para evitar em sua skincare

Alguns hábitos devem ser sempre evitados nos cuidados com a sua pele, podendo fazer com que ela fique mais desprotegida, sobretudo aqueles que envolvem agentes externos, como maquiagem, excesso de lavagem, entre outros.

Confira o que você não deve fazer em sua rotina de skincare!

1. Lavar o rosto muitas vezes e com água quente

A água quente, embora tenha uma função incrível na nossa rotina de cuidados – a de dilatar os poros – não deve ser utilizada em nossa rotina de skincare para além do momento do banho.

Quando utilizada a todos os momentos, a água quente pode ressecar nossa pele, tornando-a mais sensível e a deixando desprotegida.

A mesma coisa serve para quem acha uma ótima ideia lavar a pele do rosto várias vezes por dia.

2. Não hidratar a pele oleosa

A pele oleosa, tal como qualquer outro tipo de pele, exige cuidados e atenção especial em relação à sua hidratação, que deve ser feita com produtos adequados para o seu tipo.

Em texturas mais leves, oil free ou matificantes, hidratantes podem contribuir com a produção da oleosidade pela pele, que tende a diminuir com o tempo de uso.

3. Utilizar esfoliante todos os dias

Os esfoliantes são essenciais em nossa rotina de cuidados com a pele, mas devem ser utilizados de forma atenciosa, sobretudo por aquelas pessoas cuja pele é sensível.

A sua frequência recomendada de uso varia conforme as instruções do fabricante, mas o uso diário pode desproteger a pele, até mesmo “arranhá-la”, criando linhas indesejáveis.

4. Dormir de maquiagem

Essa é uma das coisas que mais podem fazer mal para a sua pele, causando o entupimento de poros, a formação de acne e, ainda, a acentuação da oleosidade. 

É importante destacar que a maquiagem, por si só, não traz malefícios para a pele, mas que dormir com base, blush, sombra, rímel e outros produtos podem também acentuar o envelhecimento precoce da pele, além de deixá-la mais suscetível à acne. 

Cuidados diários com a pele

Os cuidados diários com a pele envolvem a limpeza com sabonete, a limpeza mais profunda com água micelar, hidratação e proteção contra o sol e raios UV.

É importante dedicar-se a ter todos esses cuidados no dia a dia para manter a pele saudável.

Assim, utilize, preferencialmente, sabonetes em gel, líquido ou em espuma, priorizando o mais leve pela manhã e algum com algum tipo de ácido – para preenchimento, tratamento de acne ou manchas – à noite.

Para a hidratação, utilize fórmulas em formato de sérum para maior absorção e praticidade na hora da aplicação.

A água termal também é uma ótima aliada dos dias mais quentes do ano, sobretudo porque proporciona a hidratação e o frescor que um dia de verão exige.

Produtos anti-idade

Os produtos anti-idade devem ser utilizados diariamente a fim de preencher linhas de expressão, manter a firmeza da pele e sua vitalidade.

Aposte em produtos enriquecidos com vitamina C e tenha uma pele cheia de vida, brilho, firmeza e com mais saúde!

Cuidados semanais com a pele

Entre os cuidados que devemos ter semanalmente com a nossa pele, encontramos a esfoliação.

Os esfoliantes retiram a camada de células mortas que ficam sobre a nossa pele, limpando-a profundamente e nivelando as estruturas da pele.

Não exagere, no entanto, na esfoliação para não ficar com marcas profundas em sua pele.

Dicas de como aplicar os produtos no rosto

Cuidados mensais com a pele

O peeling é uma forma de esfoliação química da pele, mais profunda e ainda mais intensa do que a que proporciona os esfoliantes mecânicos.

Ele deve ser feito com cuidado para que a pele não fique sensibilizada, nem com as estruturas fragilizadas.

Comece agora o seu cronograma Skincare com os produtos da NathFarma. Confira nossas novidades!

Conclusão

Skincare, como vimos, é uma necessidade para qualquer tipo de pele.

Através dela, conquistamos mais saúde, mais bem estar e, assim, uma dose extra de autocuidado.

Fazer skincare é, para além de tudo, uma necessidade, que você pode garantir, hoje, na NathFarma!

Agora que você conhece tudo sobre skincare, que tal garantir os melhores produtos, das melhores marcas, para criar uma necessaire super especial, feita na medida para você?

Conheça agora a linha de produtos exclusivos NathFarma e receba, em sua casa, mais saúde, mais bem estar, mais qualidade de vida e uma pele ainda mais bonita! 

4 comentários em “Skincare: o que é e passo a passo para montar uma rotina”

  1. Pingback: Sérum Antienvelhecimento: tipos e qual é o melhor para você! – Blog Nathfarma

  2. Pingback: Sérum Antienvelhecimento: tipos e qual é o melhor para você! - Blog Nathfarma

  3. Pingback: Vitamina C para pele: conheça os benefícios, como usar e onde comprar!

  4. Pingback: Orlistate emagrece? Descubra quem pode tomar e os cuidados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima