Blog Nathfarma

Vitamina para a visão: saiba como evitar problemas nos olhos

Você sabe que manter a vitamina para a visão em dia em seu corpo pode prevenir complicações sérias em relação à sua qualidade de vida?

Cerca de 23,9% de toda a população brasileira declarou ter algum tipo de deficiência em 2020. Dentre elas, 3,5% declarou ter algum problema relacionado à visão.

Por se tratar de uma das deficiências mais comuns, nada mais justo que trazermos para você o que é e como tomar vitamina para a visão. Veja a seguir.

Problemas de visão: o que pode ser?

Os problemas relacionados à visão têm diversas fontes e a falta de vitamina para a visão é certamente uma delas.

A deficiência de alguma vitamina para a visão pode levar a termos problemas nos olhos ao longo da vida, como glaucoma ou quadros degenerativos.

A partir disso, temos, então, a importância de se ter uma alimentação saudável, com diversas fontes vitamínicas ou, ainda, suplementação adequada.

Sinais e sintomas de problemas de visão

Os primeiros sintomas de problemas de visão estão relacionados à perda gradual do campo de visão. A chamada visão periférica começa a se tornar mais estreita.

Depois, podemos sentir dores nos globos oculares, o que pode também estar associado à pressão ocular aumentada.

Diferentes sintomas podem ser também relatados, como visão mais embaçada ou a cegueira total.

Saiba mais: Termogênicos: o que são e para que servem?Termogênicos: o que são e para que servem?

Como diagnosticar problemas de visão

O diagnóstico de problemas de visão deve ser feito por um médico oftalmologista, que é o profissional capacitado para examinar, por exemplo, a pressão ocular ou, ainda, o fundo de olho.

Tratamentos podem ser feitos para amenizar ou retardar o quadro que pode realmente levar à perda total da visão. Portanto, é necessário visitar um profissional dessa especialidade anualmente, pelo menos. 

Vitaminas essenciais para visão

Você sabia que algumas vitaminas são essenciais para a nossa visão? Confira quais são as principais e que não podem nunca faltar em sua dieta!

Vitamina A

A vitamina A é a mais importante para a saúde dos nossos olhos, sobretudo porque é ela a vitamina capaz de lubrificar nossas córneas, mantendo-as sempre claras. 

Além disso, quando temos vitamina A em dosagem suficiente em nosso corpo, temos melhor visão noturna graças à proteína rodopsina.

Close-up of beautiful little girl brown eye. Macro photograph.

Vitaminas do complexo B

A deficiência de vitamina B12, sobretudo, causa um problema de visão muito comum, chamado de visão turva ou, ainda, perturbada. 

Além do sintoma visual em si, a deficiência dessa vitamina também pode causar danos no sistema nervoso do nervo óptico, que é aquele que transforma as imagens de forma que nosso cérebro as entenda.

Saiba mais: Remédio natural para a pele: quais os melhores anti envelhecimento?

Vitamina C

Devido ao seu grande poder antioxidante, a vitamina C é capaz de preservar tecidos e células oculares, mantendo-as saudáveis. 

Com a suplementação correta de vitamina C é possível retardar o surgimento de doenças nos olhos, tais como a catarata.

Vitamina E

O que é muito especial na vitamina E são os seus antioxidantes, que são fundamentais para permitir que as células dos nossos olhos possam ser renovadas constantemente.

Além disso, a vitamina E também nos protege dos danos causados pelos chamados radicais livres, que induzem nosso corpo ao envelhecimento precoce.

Luteína

A luteína previne a degeneração da mácula e, ainda, a formação de quadros de catarata. Essa é uma vitamina presente tanto na retina quanto na própria mácula dos olhos e tem a missão de proteger e filtrar nosso corpo da luz azul emanada por diferentes eletrônicos.

Zeaxantina

A zeaxantina é uma vitamina que também está presente em diversas frutas e vegetais, sobretudo no milho. Com ela, protegemos nossos olhos de danos oculares causados pela oxidação celular, sendo uma importante aliada da nossa saúde quando envelhecemos. 

Saiba mais: Inibidor de apetite natural: quais são as melhores opções do mercado?

Ômega 3

Presente em gorduras “boas”, como a dos peixes, o ômega 3 previne quadros de degeneração celular, sendo importantíssimo de ser consumido regularmente durante toda a vida, mas especialmente durante a nossa velhice, como fator de prevenção a diversas doenças.

Zinco

O zinco protege e mantém a saúde da retina e de todas as membranas oculares. A sua função é proteger nossa saúde ocular dos raios ultravioletas. 

Você encontra ele em abundância em lácteos, feijão e frutos do mar, como peixes e camarão, por exemplo.

Alimentos essenciais para prevenir problemas de visão

Para que você possa manter a boa saúde dos seus olhos, aposte em:

  • Peixes e carnes magras;
  • Cereais; 
  • Frutas – todas são fontes de vitaminas!;
  • Leguminosas;
  • Verduras;
  • Muita água.

Com esse combo de alimentos saudáveis é possível ter uma boa saúde ocular!

Woman’s eye with smart contact lens

Principais problemas de visão causados por falta de vitamina

Quer saber o que acontece quando faltam vitaminas em nossa alimentação? Vem ver.

Catarata

A catarata é uma doença ocular que não causa dor, mas que, quando não é tratada, acaba por fazer com que a perda da visão se dê de forma progressiva.

Ela afeta o cristalino dos nossos olhos, que é uma estrutura transparente que acaba funcionando como uma lente que faz com que consigamos focar em objetos.

Saiba mais: Como aumentar imunidade: dicas para fortalecer o organismo

Glaucoma

O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão ocular, o que pode levar com que pequenos vasos se rompam, fazendo com que a visão seja realmente perdida ao longo do tempo.

Degeneração ocular precoce

A degeneração macular precoce ocorre quando falta vitamina para a visão, como a zeaxantina e a luteína, de que falamos antes. 

Quando esse quadro se manifesta, pequenos focos de sangue na mácula aparecem, fazendo com que, em quadros iniciais, se perca um pouco da visão e se tenha algum desconforto nos olhos. 

Retinopatias

A retinopatia é uma afecção degenerativa e não inflamatória da nossa retina. São problemas que normalmente estão ligados à irrigação dos vasos que existem nos nossos olhos. 

Saiba mais: Melhor remédio manipulado para emagrecer: conheça as melhores fórmulas do mercado

Inflamações

As inflamações ocorrem por diversas razões, como aquelas que são autoimunes, aquelas que ocorrem por estresse nos olhos e, ainda, aquelas que estão relacionadas com agentes externos.

Podem levar à perda da visão se não tratadas com a devida atenção.

A NathFarma desenvolveu o suplemento vitamínico de A a Z mais completo do mercado, com toda a vitamina para a visão de que seu corpo precisa!

Conclusão

Conforme pudemos ver, são várias as doenças oculares causadas por falta de vitamina para a visão. Prevenir problemas visuais, portanto, está também relacionado com a ingestão de alimentos saudáveis e a devida suplementação, quando necessário.

Portanto, cuide do seu corpo. Tenha uma alimentação rica em diversos nutrientes e tenha mais saúde, com toda vitamina para a visão de que seu corpo precisa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima
Rolar para cima