Blog Nathfarma

qual a melhor vitamina para cabelo unha e pele?

Vitamina para Unha e Cabelo: Qual é a melhor?

Há uma boa razão para se dizer que “a beleza vem de dentro para fora”. Além de usar os produtos certos, obter vitamina para unha e cabelo, além de nutrientes certos pode percorrer um longo caminho em sua busca por uma pele brilhante, cabelos longos e unhas fortes.

Embora em um mundo ideal, isso viria exclusivamente de uma dieta completamente limpa, cheia de frutas e vegetais, obter uma quantidade adequada de vitaminas e minerais de que você precisa apenas com a dieta não é uma realidade para a maioria das pessoas.

Por isso, você precisa conhecer as vitaminas como um suplemento de beleza, que funcionam bem para complementar sua dieta e podem ter efeitos positivos em seu cabelo, pele e unhas. 

O método certo pode ajudar a proteger a pele dos sinais de envelhecimento, tornar as unhas menos propensas a lascar e quebrar e deixar o cabelo mais forte e menos sujeito a quebras. Mas como saber exatamente o que tomar?

Continue lendo para aprender mais sobre as melhores vitaminas para cabelo, pele e unhas que existem!

Leia também:
+Dicas Para Escolher a Melhor Farmácia de Manipulação

Vitamina Para Unha e Cabelo: Quais São os Principais Nutrientes? Conheça as 15 melhores!

Suas unhas e cabelos podem dizer muito sobre a sua saúde. Olha só a quantidade de vitaminas e nutrientes que você precisa para deixar tudo sempre saudável!

1. Vitamina A

A vitamina A é uma das vitaminas mais importantes para o controle de oleosidade do couro cabeludo e umidade dos fios de cabelo.

No entanto, a suplementação de vitamina A deverá ser acompanhada por um médico, já que o excesso poderá levar a queda de cabelo severa e ressecamento exagerado da pele.

melhor vitamina para unha e cabelo
Qual a melhor vitamina para queda de cabelo e unhas fracas?

2. Vitaminas do Complexo B e Biotina

A vitamina B12 desempenha um papel na absorção do ferro, bem como no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos. 

O ferro e a vitamina B12 são necessários para manter as unhas e os cabelos fortes e saudáveis.

A deficiência de vitamina B12 pode resultar em unhas inteiramente azuis, pigmentos preto-azulados com estrias escuras longitudinais onduladas e pigmentação acastanhada.

Da mesma forma, o folato, ou vitamina B9, é importante para o crescimento e a saúde das unhas, contribuindo para a formação de glóbulos vermelhos e o desenvolvimento de novas células.

A deficiência de folato pode causar uma mudança de pigmento em suas unhas e torná-las rígidas e quebradiças.

Para prevenir deficiências, os adultos precisam de 2,4 mcg de vitamina B12 e 400 mcg de folato por dia, embora as mulheres grávidas tenham uma necessidade maior.

O folato pode ser encontrado em vegetais verde-escuros, frutas cítricas, feijão, ervilha, lentilha, nozes, sementes e abacate. 

Por outro lado, a B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carnes, aves, peixes, ovos e laticínios, embora possa ser fortificada em outros alimentos e bebidas.

3. Vitamina C

A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, uma proteína que dá forma, força e integridade a muitos tecidos e é o bloco de construção das unhas, cabelos e dentes.

A deficiência de vitamina C pode resultar em unhas quebradiças, bem como retardo no crescimento dos cabelos.

A vitamina C é um nutriente essencial e não pode ser produzida pelo seu corpo. Os homens requerem 90 mg e as mulheres 75 mg por dia.

Embora as frutas cítricas, como laranja, morango e kiwi sejam consideradas as melhores fontes de vitamina C, os pimentões, os vegetais verdes e os tomates também são muito ricos nesse nutriente.

Na verdade, os pimentões vermelhos têm mais de duas vezes a vitamina C de uma laranja.

vitamina para unhas e cabelos fracos

4. Vitamina D

Embora a vitamina D não esteja diretamente ligada à saúde ou crescimento de unhas e cabelo, ela pode evitar doenças que podem levar à queda severa de cabelos e ajudar na imunidade, evitando infecções nas unhas.

A vitamina D é uma das vitaminas principais aliadas no tratamento e prevenção da alopécia areata, por exemplo.

5. Vitamina E

Assim como a vitamina C, a vitamina E tem ação antioxidante no organismo, o que melhora consideravelmente o aspecto de unhas, cabelos e pele, evitando quedas de cabelo, ressecamento de pele e quebra das unhas.

6. Ferro

O ferro compõe o centro das células vermelhas do sangue, que transportam oxigênio para os órgãos e todas as células do corpo – incluindo as unhas e bulbo capilar.

Sem o ferro, o oxigênio não chega adequadamente às células.

Como o oxigênio é necessário para unhas e cabelos saudáveis, uma deficiência de ferro ou anemia pode levar a sulcos verticais em suas unhas, ou suas unhas podem ser côncavas, ou em “colher”.

As RDAs de ferro variam consideravelmente dependendo da idade e do sexo. A recomendação para homens é de 8 mg por dia, enquanto para mulheres com idade entre 19 e 50 anos é de 18 mg por dia. 

Depois que as mulheres atingem os 50 anos ou passam pela menopausa, suas necessidades de ferro caem para 8 mg por dia.

Seu corpo absorve o ferro encontrado em alimentos de origem animal, como carne, frango, peixe e ovos, melhor do que em alimentos vegetais como vegetais de folhas verdes escuras, amendoim, sementes, feijão e outros alimentos fortificados.

No entanto, comer um alimento rico em vitamina C junto com uma fonte alimentar de ferro à base de plantas melhora a absorção.

Por exemplo, comer laranjas e morangos ao lado de uma salada de espinafre com feijão e sementes melhoram a absorção de ferro .

7. Zinco

O zinco é necessário para muitas reações em seu corpo, incluindo o crescimento e a divisão das células.

As unhas são constituídas por um tipo de célula que cresce e se divide rapidamente.

Por causa dessa produção rápida, um suprimento constante de zinco é necessário para promover o crescimento saudável das unhas.

A ingestão inadequada de zinco pode contribuir para a degeneração da lâmina ungueal, causando o aparecimento de manchas brancas nas unhas.

A RDA para zinco é de 11 mg e 8 mg por dia para homens e mulheres, respectivamente.

Proteínas animais como carne bovina, aves, peixes e ovos são ricas fontes de zinco. No entanto, soja, grão-de-bico, feijão preto, nozes (como amêndoas e castanha de caju) e sementes também o contêm.

8. Proteínas

As unhas e os cabelos são feitos principalmente de uma proteína estrutural fibrosa chamada queratina. Isso é o que dá às unhas e cabelos sua força e resiliência. Também protege as unhas de danos ou estresse.

Curiosamente, a queratina que você vê está realmente morta. As unhas e os fios de cabelo são formados por células mortas, que seu corpo descarta à medida que novas células são empurradas para baixo.

Comer proteína suficiente através da dieta é essencial para aumentar a produção de queratina e, assim, criar unhas fortes, enquanto a baixa ingestão de proteínas pode causar unhas mais fracas.

A RDA de proteína é de 0,36 gramas por libra (0,8 gramas por kg) de peso corporal por dia. Isso equivale a aproximadamente 55 gramas de proteína por dia para uma pessoa de 150 lb (68 kg).

No entanto, a Faixa de Distribuição Aceitável de Macronutrientes (AMDR) permite que a proteína seja responsável por 10-35% do seu total de calorias diárias – significativamente mais do que a RDA.

A proteína pode ser encontrada em alimentos de origem animal como carnes, aves, peixes, ovos e laticínios, bem como em alimentos vegetais, como soja, legumes, feijão, lentilha, nozes, sementes e grãos inteiros.

9. Colágeno

O colágeno é uma proteína presente naturalmente no organismo, que varia de acordo com a idade e situação nutricional de cada pessoa.

O colágeno é responsável por conferir mais elasticidade para pele, unhas e cabelos e quanto maior a concentração de colágeno no organismo, melhor o aspecto final.

No entanto, é preciso muita atenção na hora de fazer reposição de colágeno. Por ser uma proteína, ao chegar no estômago ela é quebrada em enzimas, como todas as outras proteínas que consumimos.

O organismo precisará produzir novamente o colágeno no organismo e, para isso, precisamos estar com os índices de vitamina C no organismo em dia!

Por isso, faça a reposição de colágeno com os produtos certos e sempre aliados ao consumo de vitamina C na dose certa!

vitamina para unhas e cabelos fracos

10. Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B, também conhecida como vitamina B7, coenzima R e vitamina H.

Promove o crescimento saudável das células e auxilia no metabolismo dos aminoácidos construtores de proteínas, essenciais para o crescimento das unhas e dos cabelos.

Alimentos e suplementos ricos em biotina podem ajudar a fortalecer suas unhas quebradiças. Alguns pequenos estudos apoiam o uso de suplemento de biotina para esse efeito.

A deficiência desta vitamina é rara e, embora não haja uma ingestão alimentar recomendada (RDA) para a biotina, a recomendação de ingestão adequada (AI) para adultos foi definida em 30 mcg por dia.

A biotina está mais concentrada em carnes orgânicas, como fígado, mas também pode ser encontrada na gema de ovo, laticínios, fermento, salmão, abacate, batata-doce, nozes, sementes e até mesmo na couve-flor.

11. Ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a lubrificar e hidratar as unhas, dando-lhes uma aparência brilhante.

Esses ácidos graxos também podem reduzir a inflamação no leito ungueal, o que nutre e promove a saúde das células que dão origem à lâmina ungueal.

A falta de ácidos graxos ômega-3 pode contribuir para unhas secas e quebradiças.

Não há RDA para ácidos graxos ômega-3, mas o AI é de 1,6 gramas e 1,1 gramas por dia para homens e mulheres, respectivamente.

O AMDR diz que até 1,6% do total de calorias podem vir de ômega-3.

Peixes gordurosos como salmão, truta, cavala, atum e sardinha lideram as paradas com ômega-3, mas também podem ser encontrados em nozes, soja, ovos, sementes de chia, linhaça e peixe e óleo de linhaça.

12. Resveratrol

É um polifenol que tem ação antioxidante, que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce. 

Ele contribui no aumento do tempo de vida dos seus fios de cabelo, contribuindo no crescimento e evitando a queda.

13. Silício Orgânico

O silício orgânico possui ação antiqueda e também previne o envelhecimento do fio de cabelo, deixando os cabelos com uma aparência muito mais saudável, forte e maleável.

Quando ingerido, o silício orgânico ajuda na manutenção da saúde do folículo piloso, além de deixar as unhas e a pele muito mais saudáveis e com uma aparência muito mais jovem.

14. Betacaroteno

O betacaroteno é um antioxidante importante para o organismo em geral, encontrado especialmente nos vegetais de cores amarelo e laranja.

Ele é responsável por aumentar a elasticidade do cabelo, o brilho dos cabelos e da pele, fortalece as unhas e até potencializar o bronzeado, sem deixar um aspecto de pele ressecada.

Além disso, o betacaroteno ajuda a fixar o colágeno na pele, unhas e cabelos, deixando tudo com um aspecto muito mais jovem e saudável.

15. Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico auxilia na fixação do colágeno, além de manter pele, unhas e cabelos hidratados por muito mais tempo.

Essa hidratação ajuda a manter a superfície mais lisinha e com aparência de mais jovem por muito mais tempo.

Qual É a Melhor Vitamina Para o Cabelo Crescer?

Qual o melhor remédio para fortalecer unhas e cabelos?
Afinal, qual é a melhor vitamina para queda de cabelo e unhas fracas?

Se você quer manter suas unhas e cabelos sempre saudáveis, o ideal é consumir diariamente um mix de todos os nutrientes essenciais.

O ideal é que você tenha um consumo diário de alimentos que ofereçam todos os nutrientes da nossa lista e reforce os seus índices de ingestão diária com fórmulas especiais para unhas e cabelos.

vitamina para cabelo e unha crescer
Compre o seu NathBeauty Hair Femme com valor de promoção na NathFarma!

Conclusão

Embora o consumo de uma variedade de vitaminas, minerais e nutrientes através dos alimentos contribua para o crescimento e manutenção de unhas saudáveis, as evidências sugerem que a suplementação com eles pode não contribuir.

A biotina é a exceção, e os suplementos dessa vitamina podem ajudar a restaurar as unhas quebradiças.

No geral, se você deseja unhas fortes e brilhantes, certifique-se de incluir uma variedade de frutas, vegetais, nozes e sementes em sua dieta, bem como proteínas adequadas e ácidos graxos ômega-3.

Continue com a gente, leia também:
+Avitaminose: O Que É, Principais Doenças e O Que Tomar
+Skincare: o que é e passo a passo para montar uma rotina

1 comentário em “Vitamina para Unha e Cabelo: Qual é a melhor?”

  1. Pingback: Cabelos bonitos e saudáveis? Descubra como cuidar dos fios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima